Rotulagem, Tabela Nutricional e Ficha Técnica impulsionando a sua Marca

05/03/2020

Já sabemos que os alimentos são importantes para todos os seres vivos, contudo, você sabe o que está consumindo? A busca por alimentos mais saudáveis virou condição para o consumidor ao optar por um produto. Seja na redução de sódio, ausência de aditivos químicos, agrotóxicos ou ingredientes alergênicos.

Sendo assim, o rótulo torna-se um meio de comunicação fundamental entre o produto e o cliente. Mas você sabia que ele pode se tornar uma estratégia de marketing ao conquistar público, vender e fidelizar cada vez mais?

Por isso, estou aqui hoje para explicar como isso é possível, e de combo, como a ficha técnica pode ser um dos aliados da rotulagem. Juntos, eles poderão alavancar mais os seus negócios.

Mas antes, o que é rotulagem?

Antes de tudo, você precisa saber o que é e o que se deve ter em um rótulo. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 259, de 20 de setembro de 2002, ele é todo elemento escrito ou gráfico impresso ou colado sobre a embalagem do alimento. Ainda, ele precisa conter a identificação da origem, a lista de ingredientes, os alergênicos, o lote, o prazo de validade, o conteúdo líquido, as instruções de preparo ou uso (quando necessário) e a informação nutricional.

Foto grátis suco de frutas preto laranja amarelo e verde em garrafas de vista frontal

Garrafas sem rótulo

É importante frisar que o rótulo contém a tabela nutricional, portanto não são a mesma coisa!

Lembrando que a informação nutricional nada mais é do que a tabela nutricional. Além de ela ser obrigatória conforme a RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, ela deve conter a porção, a medida caseira, o percentual de valores diários (%VD), o valor energético, os carboidratos, as proteínas, a gordura total, a gordura saturada, a gordura trans, a fibra alimentar e o sódio.

Como a rotulagem vai me ajudar?

Imagine que você vende um produto que não necessita obrigatoriamente de tabela nutricional, mas mesmo assim, você resolve apresentá-la. Agora, seu produto começa a entregar mais valor para seus clientes, especialmente quando comparado aos concorrentes que não rotulam com a tabela.

Ou ainda, digamos que você está buscando uma alimentação saudável sem açúcar, baixo teor de sódio e gordura, é no rótulo que você encontrará estas informações.

Um alimento ou bebida com informação nutricional além de certificar que segue as regulamentações da ANVISA, leva o seu cliente a conhecer melhor os seus produtos. A transparência te torna um diferencial!

A tabela nutricional permite abrir novos horizontes, visto que sem ela, seu produto não pode ser comercializado em supermercados, padarias, algumas feiras e outros estabelecimentos.

Por fim, ter um rótulo pode trazer um impacto visual atraindo os clientes para a marca, principalmente, se ele chamar a atenção, interagir, dialogar e se relacionar com eles. Uma boa rotulagem agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre a marca, trazendo prestígio para ela.

Mas cuidado! Assim como ela pode trazer uma boa imagem, se feita de forma desleixada, ela pode causar repulsa no potencial consumidor. Sabe quando você vai ao mercado e encontra um produto com a embalagem feia, você automaticamente assume que o conteúdo é ruim, assim você já olha o produto vizinho. Seja o produto vizinho!

E a ficha técnica?

Ela é um documento que detalha os ingredientes utilizados em uma receita com seus preços. Com isso, você consegue calcular o custo total da produção e precificar seus produtos para os seus clientes.

E sabe o que é melhor? Essa ficha te ajuda no planejamento e organização da rotina da sua produção e estoque, no controle da entrada e saída do caixa e no investimento de promoções.

Com o balanço fiel do que está acontecendo na sua empresa, é possível padronizar o tamanho das porções de alimentos e evitar desperdícios. Além disso, todo este registro facilitará na hora de montar as tabelas nutricionais.


As informações nutricionais do seu alimento são essenciais para que o consumidor saiba o que está ingerindo, e a lei exige que você as disponibilize em sua embalagem! Você conhece nosso serviço de tabela nutricional? Nele, os consultores da EJEQ criam uma tabela com informações nutricionais do produto de seus clientes, com base na sua formulação, para adequá-los à legislação! Conheça esses projetos!

Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog! Lá temos diversos conteúdos interessantes para você! Também aproveite para conhecer nossa carta de serviços! Somos uma empresa júnior de consultoria no ramo alimentício e químico industrial, que entrega soluções completas e personalizadas há mais de 30 anos!

Posts Recentes

Fale com um especialista

A EJEQ possui um time de consultores especialista para te auxiliar. Entre em contato agora mesmo

Que tal realizar um projeto com a EJEQ Consultoria e impulsionar suas vendas?

Nosso time de consultores especialistas estão ansiosos para resolver suas dores e transformar sua realidade! Envie seu contato pelo formulário ao lado!