fbpx

Ativos amazônicos em cosméticos

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Os ingredientes naturais, veganos e sustentáveis estão sendo cada vez mais utilizados na formulação de cosméticos, porque os consumidores estão buscando mais produtos que não prejudicam tanto o meio ambiente e não realizam exploração animal.

As marcas de cosméticos, por sua vez, têm que acompanhar essa tendência para fornecer aos clientes o que eles desejam e também, é claro, para diminuir os impactos que provocam na natureza.

Nesse cenário, diversas empresas brasileiras se voltaram para a flora amazônica que é muito rica e possui vários elementos benéficos para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Por isso, se você deseja abrir um negócio na área de cosméticos, precisa conhecer os elementos provenientes dessa região que são usados nesses produtos e estão conquistando os consumidores. 

Pensando nisso, apresentamos aqui como é realizada a extração dos ativos amazônicos e listamos também quais são os principais utilizados em cosméticos. Confira!

 

Extração dos ativos amazônicos

Em um primeiro momento, pode ser estranho abordar a utilização de ativos amazônicos em cosméticos e a sustentabilidade em uma mesma frase. Portanto, é importante salientar aqui que a extração desses elementos é feita de forma sustentável.

As empresas que utilizam componentes da região amazônica devem se certificar de que a extração é realizada com extremo cuidado para não prejudicar a saúde das plantas e de que somente o necessário é retirado do local.

Elas têm que garantir ainda que a reprodução das espécies continue, que os ecossistemas envolvidos não vão ser danificados e que esse trabalho da extração vai ser benéfico para as comunidades locais. 

Dois grandes exemplos de empresas brasileiras que fazem isso atualmente são a Natura e a Simbioze, que é a marca de cosméticos da startup Biozer da Amazônia.

 

Principais ativos amazônicos em cosméticos

Agora, confira 5 dos principais ativos amazônicos usados em cosméticos que podem ser interessantes para os seus produtos:

1. Açaí

O açaí com certeza é um dos elementos mais conhecidos dessa lista, porque ele é muito usado como um alimento pelos brasileiros, além de ser utilizado em cosméticos. O fruto açaí é originário de uma palmeira chamada açaizeiro ou palmeira-açaí, que é nativa da região amazônica. A árvore pode ser encontrada em estados do Norte do Brasil, na Venezuela, Colômbia, Equador e nas Guianas.

Nos cosméticos, o óleo de açaí geralmente é adicionado em shampoos, cremes hidratantes para a pele, séruns e condicionadores. Ele é usado nesses produtos, porque tem propriedade antioxidante que combate os radicais livres, causadores de rugas, manchas e da flacidez na pele. Além disso, o açaí tem ômega 6 e 9, que são ótimos hidratantes para a pele.

2. Copaíba

Conhecida também como copaibeira, a copaíba é uma árvore de grande porte, nativa da América Latina e da África Ocidental. No Brasil, ela está presente na região amazônica e seu óleo resina é usado pela população brasileira há muitos anos graças às suas propriedades medicinais.

O óleo da copaíba costuma ser usado em vários cosméticos, como shampoos, sabonetes, cremes e até em perfumes, devido ao seu aroma amadeirado. Ele está sendo bastante aplicado em produtos para cabelo, porque auxilia no equilíbrio da oleosidade e no tratamento de caspas, seborreias e micoses no couro cabeludo.

Já nos cremes e sabonetes para a pele, as propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes do óleo ajudam a tratar acnes, aliviar coceiras e dores em peles inflamadas e a hidratar bem esse órgão.

3. Cupuaçu

O cupuaçu é mais um ativo que está presente tanto na culinária quanto no mercado de cosméticos brasileiro. Ele é originário da árvore cupuaçuzeiro, que é bastante encontrada na Amazônia brasileira.

Nos alimentos, os frutos dessa árvore costumam ser adicionados a bombons, sorvetes, sucos e vinhos. Mas, e no ramo de cosméticos? Nesse setor, o ingrediente usado do cupuaçu é a manteiga.

Ela é um excelente hidratante, que combate o ressecamento dos cabelos e da pele. Sendo assim, esse ingrediente consegue deixar esses elementos mais úmidos, com maior elasticidade e maciez. Por isso, é comum atualmente ver os ingredientes de shampoos, cremes e sabonetes, por exemplo, e encontrar a manteiga de cupuaçu entre eles.

4. Buriti

O buriti é uma palmeira nativa principalmente da região amazônica, mas no Brasil é possível encontrá-la também em outras localidades. A árvore pode ser vista, por exemplo, na Bahia, no Ceará, Piauí, Mato Grosso, Distrito Federal e em Minas Gerais. 

Seus elementos são muito usados na alimentação da população, em projetos de artesanato e nos cosméticos.

O ingrediente utilizado na formulação dos produtos de higiene e beleza é o óleo de buriti, que pode ser extraído do fruto ou da semente da árvore. Esse óleo possui vitamina A e uma grande quantidade de betacarotenos, que são poderosos antioxidantes.

Ambos combatem os radicais livres do organismo e, por isso, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. O buriti também colabora com a hidratação da pele, dos cabelos e consegue proteger a pele dos raios UV. Então, o óleo de buriti é facilmente encontrado em cremes, shampoos, protetores solares e séruns.

5. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é a semente da castanheira-do-pará, ou castanheira-do-Brasil, uma árvore que é nativa de toda a floresta Amazônica. Por ser benéfica para diversos setores, essa planta já foi bastante derrubada e atualmente é crime desmatá-la. Mas, usar seus elementos de forma sustentável é permitido.

Então, até hoje ela é muito relevante para o Brasil, sendo utilizada não só no mercado cosmético, mas também no de alimentos, farmacêutico e até na fabricação de tintas. Os produtos de higiene e beleza são normalmente feitos com o óleo da castanha, que tem ação lubrificante, antioxidante e hidratante.

Sua propriedade lubrificante ajuda nos processos de cicatrização da pele, enquanto seus antioxidantes combatem o aparecimento de rugas, linhas e da flacidez, afastando o envelhecimento precoce. 

Já a ação hidratante deixa a pele e os cabelos mais úmidos e suaves. Graças a essas ações, o óleo da castanha-do-pará é usado em shampoos, condicionadores, cremes e sabonetes.

Os ativos amazônicos mostram como o mercado de cosméticos pode conectar o consumidor com a natureza de uma forma sustentável, aproveitando todo o potencial dos ativos listados acima.

Logo, se você está desenvolvendo produtos na área, é importante analisar se um dos ativos citados são relevantes para suas mercadorias. Se sim, você pode usá-los em suas formulações para sua marca conseguir agradar os consumidores e contribuir com a preservação da fauna e da flora brasileira.

E, agora que você conhece alguns ativos amazônicos que são interessantes para seus artigos, confira também substâncias para evitar em cosméticos

5 1 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
Cosméticos não testados em animais exemplificado na forma de um creme hidratante, com flores ao ladotendências em cosméticos
idv-black-friday-1

15% OFF em todo o site

Days
Hours
Minutes
Seconds
Nossa Promoção Acabou!

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!