fbpx

Barras de cereais e o que elas podem te ensinar sobre o mercado de alimentos

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

As barrinhas de cereal são produtos presentes nas prateleiras de diversos estabelecimentos comerciais, se fazendo conhecidas por grande parte da população, principalmente devido a sua densidade energética e praticidade no dia a dia.

No post de hoje vou contar um pouco sobre esse alimento simples e prático, além de algumas ideias que você pode adotar para trazer algumas novidades para o seu negócio!

 

Um pouco de história

As barras de cereais, surgiram nos EUA, no início da década de 80. Elas foram criadas na busca de um alimento rápido e prático, que tivesse uma boa qualidade nutricional para uma refeição rápida. Porém, a versão mais doce, como conhecemos hoje, veio um pouco depois, como uma substituição mais saudável para os doces.

No Brasil, a novidade foi introduzida em 1992, como um projeto de desenvolvimento sustentável utilizando matéria prima da Amazônia, sendo responsável pela introdução, também, ao tema sustentabilidade em contexto nacional.

Outros tipos de barras

Esse mercado é também espaço para inovações. Hoje, existem alimentos muito parecidos com as barras de cereais no formato e praticidade. No mercado, podemos encontrar, por exemplo barras de oleaginosas, também doces e práticas para uma refeição entre o almoço e jantar, além de oferecerem diversos nutrientes para uma alimentação balanceada.

Mas também possuímos uma versão para um público mais preocupado com a saúde, uma vida mais ativa e aos alimentos fitness. As barras proteicas se propõem a fazer parte de uma dieta balanceada, sendo uma fonte proteínas, que não são muito encontradas nas barras de cereais.

Do que são feitas?

Os diferentes tipos de barras possuem matérias-primas diferentes, as barras de cereais clássicas são normalmente compostas de flocos de cereais como arroz, milho, trigo, aveia e cevada, e são cobertas por um xarope de glicose para que ganhem o formato e o aspecto brilhante que conhecemos.

As barras de proteína geralmente possuem um ingrediente principal: a proteína do soro do leite, ou whey protein. E as barras de oleaginosas são uma versão também rápida e prática, mas abrange um público com um paladar diferente e até mesmo mais restrito, sendo livre de glúten, pois são compostas também de um xarope, mas substituem os cereais por diferentes tipos de nozes.

 

Por que são tão comuns?

As barras de cereais se encontram amplamente presente no dia a dia dos brasileiros, em todo mercado ou conveniência é possível comprar esse lanche. E o que torna ele tão atrativo?

Esse tipo de alimento é relacionado a uma alimentação saudável, além de que é embalado individualmente de forma prática e fácil, pode ser levada no bolso e consumida em qualquer lugar. Esses aspectos fazem com que o produto seja desejado, pois oferece diversas vantagens ao consumidor.

Outro ponto importante para a importância desses produtos ao mercado é a sua versatilidade e diversidade. Existem vários sabores de barras de cereais, e cada uma pode atingir um público diferente. Podemos ver adicionadas algumas frutas secas a sua composição ou até mesmo o chocolate para satisfação dos consumidores.

 

E como isso se relaciona ao seu negócio?

Por mais que você não produza barras de cereal, nem tenha a intenção de ingressar nesse negócio, podemos tirar algumas lições a serem aplicadas no seu produto.

Esse segmento do mercado alimentício vem crescendo e tendo sucesso desde que foi criado, e no tópico anterior eu dei alguns dos motivos desse sucesso.

O seu negócio, para prosperar, pode seguir alguns exemplos, como a versatilidade. As barras de cereal oferecem de tudo, para que os consumidores tenham suas necessidades satisfeitas, caso faça o mesmo para seus clientes, com certeza terá sucesso.

 

A importância da inovação

Outro aprendizado que podemos ter observando esse alimento simples é a inovação do mercado. Mesmo com um alimento tão básico, alguém teve ideias para inovar: a adição de frutas ou chocolates e a criação de alimentos parecidos que atendessem a outros públicos

As barras de oleaginosas, por exemplo, são livres de glúten e podem ser consumidos por celíacos. E esse público a mais pode representar uma grande vantagem competitiva. As barras proteicas, por outro lado, atendem à atletas e públicos mais interessados na performance em esportes.

Por fim, como podemos observar, a inovação é importante para que seu negócio prospere como o mercado das barras de cereais prosperou, então o que acha do desenvolvimento de um novo produto?


E então, gostou do post de hoje? Aprendeu algo sobre as barras de cereal ou teve uma grande ideia para alavancar o seu negócio? Entre em contato conosco e te ajudaremos a tirar essa ideia do papel!

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!