Boas Práticas de Fabricação
4 minutos

Descubra os 6 principais benefícios que o Manual de BPF pode trazer a sua empresa e as consequências de não elaborá-lo!

Daniel
compartilhe
Newsletter Inscreva-se e receba dicas para elevar seu negócio a outro nível

    O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um documento exigido pela ANVISA para estabelecimentos do setor alimentício. Mas você sabe o porquê desse documento ser tão importante?

    No post de hoje, iremos entender quais aspectos fazem das BPF algo imprescindível nas cozinhas, mostrando todos os benefícios que ele traz e, também, as consequências de não ter esse documento!

    [rock-convert-cta id=”11987″]

    Benefícios de ter o Manual de BPF

    Padronização e qualidade dos produtos

    A implementação do Manual de BPF é praticamente sinônimo de padronização de processos e qualidade dos produtos.

    O correto uso do documento permite tirar proveito das várias seções que compreendem os POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados). Neles, o processo produtivo é todo detalhado, incluindo os responsáveis por cada atividade e os supervisores.

    Com esse documento explicativo, as etapas da fabricação de produtos são feitas de forma correta mais constantemente e produzem resultados muito mais uniformes.

    De modo geral, utilizar o manual previne erros e, ainda, leva à constante elaboração de produtos de qualidade – gerando mais valor para a clientela final!

    Diminuição de desperdícios

    Nesse ponto, o Manual de BPF é com certeza um grande aliado. Principalmente por razão da padronização citada acima, a taxa de erros e desperdícios durante o processo de produção se torna mínima.

    Inicialmente, o BPF permite um controle da matéria prima e produção desde a chegada dos ingredientes, até o armazenamento e o manuseio de cada um deles. Esse controle, exigido pela vigilância e que faz parte do manual, já é o primeiro passo que leva à redução de desperdícios.

    Ou seja, implementar o documento na sua empresa leva a uma drástica economia de tempo e dinheiro. Primeiramente, com menos erros e constância dos procedimentos, a produção se torna muito mais rápida. Além disso, menos produtos defeituosos e melhores resultados dos funcionários significam menos prejuízos no final do mês!

    Facilidade da adaptação de funcionários

    E se você sofre com o treinamento de novos funcionários e adaptação deles, o BPF pode ajudar bastante.

    Com a documentação e detalhamento dos procedimentos da empresa, tudo que os novos funcionários vão precisar aprender vai estar contido dentro do documento.

    Como higienizar as mãos antes de mexer com os ingredientes, quais equipamentos de segurança utilizar, como preparar a bancada de produção, como realizar uma receita, entre outros. Todas as orientações necessárias para que as novas contratações gerem resultado muito mais rápido!

    Otimização do layout

    Além dos processos de produção detalhados, a elaboração do manual conta com a descrição de todo o estabelecimento. Mas não basta apenas explicar o local, é preciso também que ele esteja de acordo com as recomendações da ANVISA.

    Assim, a adequação do seu espaço de produção permite uma otimização do layout interno de modo que a disposição dos móveis e maquinários seja feita de forma mais inteligente possível.

    Por conta disso, problemas como armazenamento errado, contaminação cruzada, circulação de ar inadequada e tumulto no espaço de produção, por exemplo, podem ser facilmente resolvidos!

    Higiene e segurança do consumidor

    Outra questão bastante positiva que o controle e documentação do processo produtivo trazem é a segurança de alimentos.

    A elaboração do manual é totalmente baseada nas recomendações da ANVISA de higienização e saúde. Assim, a utilização do BPF reduz drasticamente as chances de acidentes e contaminação do produto durante sua fabricação.

    Alguns exemplos de temas abordados no documento e que contribuem para a segurança do consumidor e do funcionário são:

    • Instruções de higienização pessoal;
    • Armazenamento dos ingredientes;
    • Limpeza dos utensílios e espaço produtivo;
    • Utilização dos maquinários;
    • Medidas restritivas para funcionários machucados ou doentes.

    [rock-convert-cta id=”12835″]

    Aumento do tempo de prateleira

    Como último benefício, mas um dos mais interessantes, essas medidas de higienização e segurança contribuem muito para o aumento da validade dos produtos finais.

    Diminuindo as chances de contaminação desde a matéria prima, seguindo as recomendações da ANVISA, o produto permanece conservado por muito mais tempo.

    E então, quer saber como isso também pode alavancar seus resultados? Confira nosso post específico sobre shelf life!

    Consequências de não ter o Manual

    O Manual de BPF, como vimos acima, é com certeza um documento que traz diversas vantagens para as empresas. E, além disso, não elaborá-lo pode resultar em alguns problemas.

    Uma primeira desvantagem, e que é bastante significativa, é que se você não possui o manual, dificilmente aproveitará de todos os benefícios citados. Todos eles podem contribuir muito para o crescimento do seu negócio, e não usufruir deles já te deixa bastante atrás no mercado!

    Segundo, esse documento é obrigatório para indústrias alimentícias. A ANVISA, órgão regulamentador das BPF, institui as regras que o setor alimentício deve seguir na produção de alimentos.

    Caso a vigilância sanitária – responsável pela fiscalização – bata na sua porta e você não tenha o manual ou não cumpra com as boas práticas, diversas complicações podem ocorrer. Dentre as complicações, estão multas variadas, suspensão parcial ou total das atividades e até fechamento da empresa.

    Ou seja, apenas possuir o documento em seu estabelecimento não te garante aprovação da fiscalização. O mais importante de tudo é cumprir com as boas práticas de fabricação.

    Assim, o hábito atualizar o manual sempre que necessário, consultá-lo diariamente e estar em dia com as regulamentações é tão importante quanto ter o documento em si. E não seguir esses passos pode te levar às maiores complicações citadas!


    A EJEQ presta serviços na área alimentícia e industrial e, nos seus 27 anos de experiência, entregou projetos de elaboração do Manual de BPF com qualidade e cuidado.

    E então, que tal sair na frente dos concorrentes, aproveitar todos os benefícios de se ter esse documento e ainda ficar dentro da lei? Entre em contato conosco e leve esse projeto para sua empresa!

    Daniel
    compartilhe
    Que tal contratar um consultoria para alavancar seus resultados? Nosso time de consultores está pronto para te ajudar a impulsionar seu negócio