Sobre a Les Fourmis

A Les Fourmis é uma doceria de Curitiba que faz diversos produtos veganos como bolos, brownies, pães de mel e panetones sob encomenda.

Desafios

A Les Fourmis procurou a EJEQ para encontrar soluções para o seu panetone vegano. O produto perdia sua maciez em poucos dias, o que fazia com que a própria marca tivesse que recomendar alguns procedimentos aos clientes para que o panetone durasse mais tempo. Por conta disso, nós assumimos o desafio de aumentar o tempo de validade do alimento, para que a cliente pudesse contornar esse problema e expandir suas vendas.

Nossa Solução

A primeira etapa do projeto foi estudar e entender a atuação de todos os ingredientes na qualidade do produto final, e descobrir quais são os fatores que levam ao panetone endurecer mais rapidamente. Além disso, foi também analisado era feita a produção da cliente, de forma a entender se o processo não influenciava na validade do produto final.

Com isso, foram elencadas melhorias tanto na produção como na substituição de alguns ingredientes. Após mostrar as possibilidades para a cliente, as hipóteses foram testadas para descobrir se efetivamente essas melhorias iriam fazer diferença para os panetones. 

Além dos substituintes de alguns ingredientes, a nossa equipe descobriu que a maneira como se bate a massa antes de colocá-la no forno poderia influenciar na aeração do produto e posteriormente influenciar na sua maciez. Com isso, um manual de melhorias foi entregue à cliente para que ela pudesse aplicar algumas mudanças na hora de realizar a produção.

Todas as melhorias foram testadas e, felizmente, aumentaram a validade do panetone da Les Fourmis.

Resultados Obtidos

Após a aplicação das melhorias e substituintes, que ainda mantinham a qualidade do produto da cliente e seu conceito vegano, o panetone teve um aumento de 400% na validade do produto! A cliente ficou extremamente contente e com isso pôde expandir suas vendas e agradar ainda mais seu público. 

Muito obrigada, Les Fourmis, por confiar no nosso trabalho e por nos ter dado nota 10 na avaliação pós-projeto!