Sobre a Vegger

A Vegger é uma empresa voltada a produzir doces veganos artesanais, sem lactose e com ingredientes selecionados.

Desafios

A Vegger chegou até a EJEQ com uma situação em um de seus produtos, o doce de leite feito com leite de coco. O objetivo da nossa cliente era corrigir a cristalização indesejada do produto, afinal, um delicioso doce de leite como esse, não permitia este tipo de problema. Esta adversidade deveria ser solucionada e a qualidade aumentada.

Nossa Solução

Primeiramente, a formulação do produto foi minuciosamente analisada. Contudo, ao realizar estudos e testes adequados, verificamos que não era aí que morava o problema.

O próximo passo foi a análise do processo de produção do doce de leite, o que ocorria durante sua manufatura, além também de estudos relativos às etapas do processo. Foi nesse momento que detectamos alguns pontos de atenção.

Durante o cozimento do açúcar, ocorre a sua inversão – o chamado açúcar invertido. E, quanto maior for esta mudança para açúcar invertido, menores serão as partículas de açúcar remanescentes. Este foi o ponto chave para a solução do problema de nossa cliente.

De forma a resolver a questão da cristalização do açúcar, nossa equipe apresentou melhorias no processo produtivo. Foi explicado como que seria um método ideal para o derretimento do açúcar e quanto tempo era necessário este cozimento. Além disso, sugerimos um novo método de esterilização das embalagens. Anteriormente, o processo de esterilização da cliente era feito através de água quente e, a alta temperatura é um dos fatores que contribuem para a cristalização.

Resultados Obtidos

Após a aplicação das melhorias sugeridas, o doce de leite da Vegger feito com leite de coco não cristaliza mais! As responsáveis da empresa, Danieli e Vanessa, amaram os resultados e agora podem lucrar ainda mais com as delícias que produzem.