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Comida para pet: um mercado em ascensão

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De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com população total de animais de estimação. São mais de 139 milhões de pets, que na economia representam um faturamento superior a R$ 40 bilhões por ano. Desse total, 73,9% é oriundo do setor de comida para pet, mais conhecido como Pet Food.

Só para se ter uma ideia do potencial desse setor na economia brasileira, o mercado pet fechou 2019 com um faturamento de R$ 35,4 bilhões, o que já representava 3% de crescimento quando comparado a 2018. Em 2020, motivado pela pandemia e pela tendência de humanização de pets, o setor cresceu mais 13,5%, ultrapassando R$ 40 bilhões de faturamento. Para 2021, a projeção é que o mercado fature expressivos R$ 46,5 bilhões.

Esses dados revelam que o mercado pet está em plena ascensão, supera crises e representa excelentes oportunidades de negócios, principalmente quando se trata de comida para pet. Portanto, se você está pensando em empreender, investir nesse setor promissor pode ser o melhor caminho para ter uma atividade profissional bem-sucedida. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o artigo a seguir!

 

Crescimento do mercado pet no Brasil

Segundo o Sebrae, o mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, ultrapassando setores como os de utilidades domésticas e automação industrial. Tal crescimento se justifica principalmente pelo surgimento de novas tendências de mercado, como as que você confere a seguir.

Humanização de animais de estimação

Por humanização de animais de estimação compreende-se o ato de tratar um pet como se fosse gente. Se antes o cachorro dormia no quintal, agora ele tem o seu devido lugar dentro de casa, como se fosse um membro da família.

Toda essa valorização animal não é para menos: os pets são excelentes companhias, ajudam a aliviar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Estudos apontam, inclusive, que ter um pet pode melhorar a saúde cardiovascular dos seus tutores. 

Sabendo disso, o fenômeno conhecido como humanização animal tem crescido consideravelmente no Brasil, sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento do mercado pet no país. Afinal, os tutores, ou “pais de filhos de quatro patas”, estão sempre em busca de soluções que ajudem a oferecer saúde, bem-estar e a prolongar a vida dos seus bichanos, tais como:

  • Alimentação natural para pets, uma alternativa mais saudável em relação à ração industrializada;
  • Medicamentos veterinários;
  • Serviços de banho e tosa;
  • Produtos de cuidados pessoais como shampoo, condicionador, sabonetes e loções;
  • Passeador de cães e gatos;
  • SPA para pets;
  • Serviços de creche e hospedagem entre outros.

Crescimento da adoção de cães e gatos

Outro fator que fez com que o mercado pet, sobretudo o de comida para pet, crescesse exponencialmente no Brasil foi o aumento do número de adoções de cães e gatos. Durante a pandemia, o número de pets nos lares brasileiros aumentou em 30%. Nesse contexto, vale a pena destacar que o número de adoções foi maior do que o número de compras de animais de estimação.

Busca por comida para pet mais saborosa e nutritiva

E nem precisa dizer que quem busca mais qualidade de vida para os seus animais de estimação vai estar antenado às novidades do setor de comida para pet, não é mesmo? Se antes quem comandava o Pet Food eram as rações industrializadas, agora a estrela da vez são as linhas de alimentos naturais, nutritivos e balanceados.

Isso porque as rações industrializadas possuem corantes, conservantes entre outros ingredientes químicos, que são extremamente prejudiciais aos animais. Os efeitos negativos podem ser observados, principalmente, no pelo e nas fezes do animal, seja por carência nutricional ou por problemas digestivos. 

Mas não apenas isso. Cães e gatos precisam de mais de cinquenta nutrientes diários para se manterem saudáveis. E isso dificilmente consegue ser suprido pelas rações industrializadas, principalmente as standards. As rações super premium até possuem um bom balanceamento de nutrientes, mas são pouco acessíveis financeiramente.

Já a alimentação natural para cães e gatos é composta por proteínas, cereais, vegetais selecionados, fibras e gorduras boas. Além disso, pode ser adaptada às necessidades nutricionais do animal, desde que orientada por um veterinário nutricionista. Apesar da comida para pet cozida ser a opção mais comum, também podem ser introduzidos na dieta ingredientes crus.

O Chef Bob é um bom exemplo de negócio bem-sucedido no setor de alimentação saudável para pets. Em seu site, a marca oferece um cardápio bem completo para cães e gatos, com possibilidade de comprar pelo WhatsApp e receber o pedido em casa.

A La Pet Cuisine é mais uma empresa que busca oferecer mais qualidade de vida aos animais de estimação. Em seu site, é possível encontrar petiscos, pratos prontos, suplementos alimentares e dietas personalizadas. Com apenas alguns cliques você compra comida para pet online e recebe os produtos no conforto do seu lar.

 

Dicas para ter um negócio de comida para pet bem-sucedido

Conforme pontuamos anteriormente, o mercado pet está em plena ascensão e é impulsionado pelo setor de Pet Food. Contudo, para investir nesse ramo e ter resultados positivos, é preciso colocar em prática algumas dicas, como as que listamos adiante:

Faça uma boa análise de mercado 

Quem deseja abrir um negócio, seja no setor de comida para pet ou em qualquer outro segmento, deve fazer uma boa análise de mercado. Ela ajuda a compreender o público-alvo do seu produto, saber quem são os seus concorrentes e encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio.

Se o mercado de ração premium está saturado na área em que pretende atuar, o mais indicado é investir em alimentação natural para cães e gatos, por exemplo. Ou seja, a análise de mercado serve para nortear o empreendedor sobre a melhor estratégia para alcançar novos clientes e para manter os atuais.

Aposte na segmentação de mercado

Para quem não sabe, a segmentação de mercado consiste na identificação de grupos de consumidores com características, necessidades e preferências semelhantes. Após essa identificação, fica muito mais fácil oferecer produtos ou serviços específicos para eles.

Como isso se aplica ao mercado de comida para pet? Nesse caso, com a criação de soluções para atender às mais variadas necessidades dos animais. Tenha em mente que existem cães e gatos obesos, diabéticos, com alergia alimentar entre outras restrições. O fato é que cada uma delas exige uma dieta específica e que existe um enorme mercado ainda a ser explorado.

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Invista no e-commerce

Apesar de terem sido considerados serviços essenciais durante a pandemia da COVID-19, os estabelecimentos locais voltados aos animais como pet shops e lojas de ração tiveram uma queda no faturamento de 37% em 2020. Por outro lado, os estabelecimentos que apostaram nas vendas online, cresceram 65,6%. Os dados são do Instituto Pet Brasil, divulgados pelo G1.

Isso significa que investir nas vendas online pode oferecer ao seu negócio mais estabilidade durante uma possível crise sanitária e econômica e potencializar o seu faturamento. Lembre-se que a pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas, dando origem a um consumidor digital. 

A boa notícia é que vender online é mais fácil do que se imagina e inicialmente você sequer precisa de um alto investimento financeiro para isso. Basta usar redes sociais como o Facebook e Instagram para oferecer seus produtos, transformando seus próprios amigos em potenciais clientes. Capriche nas fotos, nas legendas e divulgue o seu serviço de comida para pet!

Use a premiunização para se destacar da concorrência

Tendência no mercado pet, a premiunização oferece aos animais de estimação mais qualidade de vida por meio de produtos de qualidade superior. No segmento de comida pet isso significa alimentos mais saudáveis, nutritivos e saborosos, capazes de suprir as carências nutricionais dos animais sem causar prejuízos à saúde deles.

Nesse contexto, fica fácil perceber que a premiunização também oferece boas oportunidades de negócios, principalmente para pequenos empreendedores. Afinal, o movimento também deve impulsionar o mercado de pet food nos próximos anos.

Confira 4 tendências do mercado de comidas pet e como segui-las!

Delivery de comida pet para estreitar os laços com os clientes

Atualmente, os tutores de animais priorizam a relação custo x benefício na hora de contratarem serviços para seus pets ou comprarem comida para eles. 

É claro que isso de forma alguma significa a escolha por um produto ou serviço mais barato. Na verdade, isso significa que os consumidores estão atentos a marcas que oferecem uma experiência completa de compra, que inclui variedade de produtos e de meios de pagamento, além da possibilidade de receber os pedidos no conforto e segurança dos seus lares.

Portanto, combinar a produção de comida pet com um serviço de delivery pode acrescentar ao seu negócio aquele diferencial competitivo que faltava para crescer. E você pode ir além, criando um app personalizado para a sua marca, oferecendo assistência aos tutores para que eles possam comprar com a ajuda da tecnologia ou desenvolvendo novas formulações para atender às novidades do setor.

 

E por falar em desenvolvimento de produto, conte com a EJEQ para criar soluções personalizadas para pets, conquistar tutores e aumentar as suas vendas. Deixamos seus processos de fabricação de comida para pet mais eficientes, padronizados e segundo as boas práticas recomendadas pela ANVISA. Entre em contato conosco e seja o próximo case de sucesso no mercado pet!

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