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4 dicas para profissionalizar a sua empresa e se destacar no mercado

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Se você anda sendo “engolido pelo mercado”, profissionalizar sua empresa pode ser uma excelente estratégia para conquistar novos clientes, reter os antigos e potencializar as vendas. Apesar de muito comum, principalmente em pequenas e médias empresas, a gestão informal prejudica a eficiência dos processos, a credibilidade da marca e dos seus produtos e/ou serviços. 

Felizmente, algumas práticas ajudam a tornar o negócio mais profissional, possibilitam acompanhar as tendências do mercado e tornam a empresa mais competitiva. No artigo a seguir, você confere 4 delas. Acompanhe!

 

Quando profissionalizar a sua empresa?

Várias são as ocasiões que transformam a profissionalização no caminho mais viável para se destacar da concorrência. Algumas positivas, outras nem tanto, mas que de qualquer forma acabam impulsionando mudanças capazes de agregar valor aos mais diferentes tipos de negócios.

Nesse sentido, entre as situações mais comuns que podem levá-lo a profissionalizar a sua empresa, destacam-se:

  • Crescimento rápido;

  • Necessidade de adequação às legislações vigentes;

  • Queda no posicionamento de mercado;

  • Processos organizacionais obsoletos;

  • Baixa aceitação de produtos e/ou serviços entre os consumidores;

  • Atendimento aos clientes pouco eficiente;

  • Necessidade de qualificação dos colaboradores, principalmente dos gestores.

Seja qual for o motivo, apostar na profissionalização do seu negócio pode oferecer a ele o diferencial competitivo necessário para crescer de forma ordenada e sustentável. 

 

4 dicas para sair da gestão informal e profissionalizar a sua empresa

Conforme você pode perceber, adotar um modelo de gestão informal pode prejudicar seriamente a credibilidade e o crescimento da sua empresa. Ter um negócio pouco profissional deixa os consumidores inseguros e abre caminhos para que ele procure a concorrência.

Mas, como suprir as demandas de mercado e superar as expectativas dos clientes? Nesse caso, algumas dicas podem ser bem úteis para ter um negócio sustentável, escalável e principalmente lucrativo!

Faça uma boa análise de mercado

Antes de profissionalizar a sua empresa, é preciso conhecer mais profundamente o mercado em que ela atua. Afinal, conhecer o seu público-alvo, fornecedores e concorrentes é essencial para identificar eventuais problemas, promover mudanças assertivas e tornar o negócio bem-sucedido.

Pesquise o que os consumidores estão procurando, onde eles estão localizados e seus hábitos de consumo. Posteriormente, analise como a concorrência anda suprindo essa demanda, preços praticados, em quais canais eles vendem seus produtos e/ou serviços e seus pontes fortes e fracos. 

Identificados os primeiros desafios, é hora de saber quais fornecedores podem ajudá-lo a superá-los. Verifique quais são os fornecedores confiáveis, comparando sempre o custo-benefício de cada um, como qualidade de produtos, preço, distância, prazo de entrega entre outros fatores.

Somente a partir desse primeiro passo você vai conseguir compreender as reais possibilidades do seu empreendimento e saber quais as mudanças que deve implementar em prol dele.

Invista em um site profissional

De acordo com a Agência Brasil, 54% das empresas brasileiras possuem um site para vender seus produtos ou serviços pela internet. Tendência consolidada pela pandemia da COVID-19, ter um site profissional tem sido a estratégia mais utilizada pelas empresas nos últimos anos para fazer negócios. E a expectativa é que em um futuro bem breve até as micro e pequenas empresas tenham que se adequar aos hábitos do consumidor digital.

Diante desse cenário, fica evidente que estar presente digitalmente pode ajudar a expandir os seus negócios, pois passa uma imagem mais profissional da empresa ao seu público-alvo. Além disso, vender online ultrapassa barreiras geográficas, melhora o posicionamento da sua empresa no mercado  e possibilita que você alcance um maior número de pessoas com menos esforços.

Explique claramente a missão, a visão e os valores da sua empresa

E que tal explicar aos seus consumidores sobre a essência da sua empresa, seus objetivos e compromissos? 

Essa é justamente a proposta da ferramenta estratégica missão, visão e valores, indicada para empreendimentos de todos os tamanhos. Ela permite compartilhar o propósito da existência da sua empresa com o seu público-alvo e possibilita que o empreendedor estabeleça um plano de crescimento e compreenda o papel da sua empresa na sociedade.

Um bom exemplo do que estamos falando pode ser visto na página “Quem Somos” da EJEQ. Ela contempla um resumo a respeito da fundação da empresa, do ramo de atuação dela e expressa de forma resumida, porém eficiente, a missão, a visão e os valores da EJEQ. Acesse a página, e conheça um pouco do nosso propósito!

Adote a cultura de Customer Success para profissionalizar a sua empresa

Customer Success, que em português significa “sucesso do cliente” é uma tendência de mercado que coloca o cliente no centro das atenções. Se antes o foco de qualquer negócio eram os processos organizacionais, hoje em dia a satisfação do cliente é colocada em primeiro lugar.

Ao focar as ações no cliente e não na visibilidade do produto ou serviço, é possível conquistar uma fatia ainda maior de mercado, melhorar a imagem da empresa e alcançar os objetivos organizacionais. Segundo Philip Kotler, “um cliente satisfeito fala da sua empresa para outras três pessoas, enquanto um cliente insatisfeito fala da experiência negativa que teve para outras onze”.

É claro que o conceito de satisfação do cliente é algo subjetivo, pois o que pode satisfazer um cliente pode perfeitamente não satisfazer o outro. O que fazer então? Nesse caso, o melhor caminho é transformar o customer success na cultura organizacional da sua empresa, de forma que solucionar a dor do cliente seja a missão de todos os setores.

O fato é que com a popularização da internet e dos dispositivos digitais, o consumidor passou a ser o protagonista do sucesso de qualquer empresa e a ser cativado pelas boas experiências de compra. 

 

Como você pôde perceber neste artigo, profissionalizar a sua empresa pode ser um grande desafio. Contudo, com a ajuda de profissionais especializados essa tarefa tende a ficar muito mais fácil. Entre em contato com a EJEQ e tire as suas ideias do papel com uma equipe que ao longo de 28 anos já transformou mais de 120 sonhos empreendedores em realidade! Vamos conversar?

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