Cosméticos Naturais: Somando Beleza à Sustentabilidade

07/08/2019

Assim como os produtos da área alimentícia, os cosméticos naturais e veganos ganham cada vez mais espaço no mercado. Com o passar dos anos, a visão de uma sociedade mais saudável, ecológica e orgânica tem estado mais presente entre os consumidores. O impacto direto desse tipo de comportamento é uma expressiva transformação na indústria como um todo.

Essa necessidade de mudança no mercado vem sido suprida pelo desenvolvimento de produtos que tem como diferencial a sustentabilidade. Nesse texto, vamos entender o que são as novas linhas de cosméticos (Naturais e Veganos) e por que elas vêm ganhando tanta visibilidade.

O que são?

Cosméticos Naturais e Orgânicos

Apesar de existirem divergências quanto ao conceito de Cosméticos Naturais, de acordo com a IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), responsável pela certificação de produtos naturais e referência na América Latina, existem três definições para cosméticos que possuem ingredientes orgânicos em sua composição: Cosméticos Orgânicos, Cosméticos Feitos com Ingredientes Orgânicos e Cosméticos Naturais.

Nessa definição, o instituto define que os cosméticos com maior grau de ingredientes naturais – mais de 95% de sua composição – são chamados de Cosméticos Orgânicos, enquanto os que possuem menos de 70% são chamados de Cosméticos Naturais. Nesse meio termo, a associação classifica os produtos como Cosméticos Feitos com Ingredientes Orgânicos, possuindo de 70 a 95% de ingredientes naturais.

Cosméticos Veganos

Os cosméticos que recebem o selo vegano são aqueles que não contém nenhum componente de origem animal, assim como também não têm em seu processo de produção nenhuma etapa que envolva testes em animais.

Novas Tendências do Mercado

A diminuição da geração de resíduos nocivos ao ambiente e da utilização de recursos hídricos são dois dos pontos que, exponencialmente, ganham visibilidade nas prateleiras. Tendo em vista este cenário, é clara a projeção de um futuro mais exigente com relação à saúde e sustentabilidade. Beleza não é mais sinônimo de luxo, mas sim de cuidado.

Um novo espaço para Pequenos e Médios Empresários

Os produtos naturais e veganos são muito cobiçados no mercado consumidor, porém isso não é uma vantagem para grandes indústrias. Por quê?

Por não utilizar componentes químicos sintéticos, a produção em larga escala acaba não rendendo tanto comparada à dos cosméticos convencionais. Além disso, por durarem menos por conta da não adição de conservantes, os Cosméticos Ecológicos muitas vezes têm várias especificações, fazendo com que não valha a pena produzir em escala industrial.

Em contrapartida, essa preocupação com a saúde, tanto do corpo quanto do planeta, abre espaço para pequenos e médios empresários.

O consumo consciente somado com a alta variedade de gostos e restrições dos próprios clientes implicam na procura de várias linhas diferentes de cosméticos, sejam elas Eco ou Pet Friendly. Ou seja, que utilizam produtos naturais na fabricação ou não utilizam ingredientes de origem animal nem testam produtos em animais. Assim, com uma produção em pequena ou média escala de cada, a procura é amparada e o lucro é garantido.

Além da composição do cosmético em si, também chama a atenção do consumidor a utilização de embalagens recicláveis e reutilizáveis, e o contexto da produção do cosmético. O cenário de uma empresa que evita efetuar testes em animais, participa de projetos sociais e pratica voluntariado é favorável.

Mas nada se compara à inovação. Descoberta, evolução e criação são palavras com um impacto extremamente forte no mercado em questão. Aqui, pequenos e médios empreendedores têm a chance de mostrar seu potencial, suprindo necessidades que são cada vez mais específicas.

Por que escolher um Cosmético Natural ou Vegano?

Biocompatibilidade

A maioria massante de cosméticos naturais são biocompatíveis com a nossa pele. Por serem produtos com grande parte de sua estrutura orgânica, possuem a capacidade de tratar, nutrir e curar falhas superficiais.

Em cosméticos industrializados, o efeito mais comum é justamente o contrário. Por conta do elevado teor de substâncias sintéticas, esses produtos podem causar dermatites e intoxicações com mais facilidade.

Menor Impacto Ambiental

Em contrapartida ao consumo de cosméticos convencionais, os cosméticos naturais incentivam o crescimento do mercado sustentável e Eco Friendly.

O modo de criação desses produtos não envolve a geração de muitos resíduos danosos ao ambiente, assim como não engloba, muitas vezes, o uso excessivo de água em seu processo de produção.

Cruelty Free

Muitas vezes, no processo de produção de cosméticos convencionais, são realizados testes em animais de laboratório, expondo-os a riscos desnecessários. Escolher uma linha de cosméticos veganos acaba desencorajando a realização dessas práticas e a utilização de ingredientes de origem animal.

No Brasil, infelizmente, ainda não existe uma regulamentação solidificada para definir o que são cosméticos naturais, orgânicos e veganos. Ainda assim, o mais confiável é checar se o produto contém certificação adequada, como:

  • ECOCERT, que reconhece uma agricultura orgânica e sustentável;
  • Certified Vegan ou Cruelty Free, que atestam que o produto não foi testado em animais nem tem origem animal;
  • Cosmetic BIO, que garante que o produto contém ao menos 95% de ingredientes naturais.

Ainda assim, apesar de todos os ócios, esse mercado vem crescendo de forma exponencial, moldando um futuro cada vez mais amigo da natureza.


Gostou do tema? Saiba também sobre como adequar sua empresa à legislação ambiental e ajude o meio ambiente!

Posts Recentes

Fale com um especialista

A EJEQ possui um time de consultores especialista para te auxiliar. Entre em contato agora mesmo

Que tal contratar um consultoria para alavancar seus resultados?

Nosso time de consultores está pronto para te ajudar a impulsionar seu negócio