Muitos brasileiros desejam abrir um negócio para terem mais autonomia em suas carreiras, no cotidiano e para conseguirem se dedicar a algo que amam. Caso você esteja pensando em abrir uma empresa, com certeza já considerou essas vantagens.
Contudo, antes de começar um negócio é fundamental estudar bem o mercado em que deseja atuar e conferir se ele é um bom investimento. No Brasil, por exemplo, o mercado de cosméticos é uma ótima área para investir.
Então, se você está pensando em abrir uma empresa, escolher esse campo pode ser uma ideia bastante interessante. Para lhe mostrar o porquê esse ramo é ideal para seu negócio, neste post você vai conferir 7 motivos que fazem o mercado de cosméticos ser um excelente investimento!
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1. É um grande mercado no Brasil
Em 2018, o mercado de cosméticos brasileiro era o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, de acordo com um relatório da Euromonitor. Nesse ano, o faturamento dele foi de 29,62 bilhões de dólares.
Ou seja, os brasileiros investem bastante em cosméticos. Existem diversas razões que podem explicar o grande investimento nesse tipo de produto no país, como o fato de a população do Brasil ser vaidosa e se preocupar bastante com o bem-estar.
Independentemente da razão pela qual as pessoas compram diversos produtos relacionados à beleza e higiene, é muito valioso saber que existe um grande público para as empresas dessa área antes de investir nela.
2. Não é tão afetado por crises
Além de ser um mercado que comumente tem bons lucros, o ramo de cosméticos também é menos afetado pelas crises econômicas e políticas do país. Isso acontece porque mesmo em momentos incertos, boa parte dos brasileiros continua consumindo itens considerados essenciais, como shampoos, sabonetes, perfumes e cremes para a pele.
Certos consumidores continuam adquirindo até mesmo artigos que não são considerados fundamentais, como itens de maquiagem e de revitalização da pele. A frequência de aquisição pode mudar devido à crise, porém dificilmente as compras são paralisadas.
Então, os empresários desse ramo conseguem ter uma certeza maior de que vão continuar tendo uma renda em momentos difíceis.
3. Produtos de saúde e bem-estar estão em alta
Os hábitos de consumo de milhares de brasileiros estão mudando e, inclusive, a pandemia acelerou essa transformação de costumes. Uma das principais mudanças de comportamento desse público foi que ele passou a se preocupar mais com sua saúde e bem-estar.
Sendo assim, os itens mais procurados pelos consumidores no ramo de cosméticos também mudaram. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as vendas de produtos de cuidados com o rosto aumentaram 30,9% de janeiro a outubro de 2020 quando comparadas às do mesmo período em 2019.
Ou seja, produtos de reparação, que influenciam na saúde e bem-estar estão em alta e tudo indica que eles vão continuar por um bom tempo, já que a pandemia mostrou que fazer uma pausa para se cuidar é muito importante. Então, essa ação tem tudo para se consolidar na rotina dos brasileiros.
4. Tem ampla variedade de produtos e públicos
Outro motivo que faz do mercado de cosméticos um excelente investimento é a sua ampla variedade de produtos e públicos. Existem milhares de mercadorias que podem ser produzidas e públicos que você pode atingir nessa área.
Você pode fabricar, por exemplo, perfumes, cremes para a pele e cabelo, shampoos, itens de maquiagem, protetor solar e máscaras faciais. De acordo com os artigos fabricados, você também pode ter diferentes públicos, como mulheres, homens, mulheres de uma determinada faixa etária ou propósito.
Em sua empresa, você pode produzir diferentes itens e atingir diversos públicos para assim diversificar seu catálogo e obter mais oportunidades no cotidiano. Mas, focar em um tipo de produto e público específicos também é uma ideia bastante interessante para conquistar um nicho de consumidores.
Por mais que haja a opção de alcançar diversos públicos com um mesmo produto, é recomendável que você conheça muito bem o perfil do seu consumidor. Uma forma de ter esse conhecimento é por meio da criação de uma persona! Essa persona será muito mais específica que o público-alvo, e facilitará bastante o relacionamento com os seus clientes.
5. Clientes costumam ser fiéis
Mais um fato interessante do mercado cosmético é que os consumidores costumam ser muito fiéis às marcas que gostam. Isto é, eles elegem suas favoritas e compram frequentemente os seus produtos.
Você não muda regularmente, por exemplo, de desodorante ou shampoo. Quando encontra aquele que dá certo com seu corpo ou cabelo, o comum é continuar usando o produto e só parar se surgir algo superior ou se ele não der mais bons resultados.
Além disso, existem clientes que só compram determinados tipos de produtos cosméticos, como os veganos. Quando eles encontram uma empresa que produz itens veganos com qualidade, os consumidores se identificam e criam um vínculo com a marca.
Consequentemente, eles se tornam fiéis a ela e recorrem aos seus produtos sempre que precisam.
6. É possível começar com um pequeno investimento
Para começar um negócio nesse mercado não é necessário fazer um grande investimento, pois existem alternativas que lhe ajudam a economizar. Se você quiser, por exemplo, pode vender seus produtos somente pela internet para economizar com aluguel ou a compra de um estabelecimento físico.
Outra ideia para iniciar sua empresa com um investimento menor é começar com a fabricação de poucos produtos. Dessa forma, você diminui investimentos em planejamento, compra de insumos e toda a produção de diversos itens.
Há também a opção de contratar uma consultoria para que você possa melhorar os produtos que já comercializa ou até mesmo desenvolver um novo produto inovador para o setor!
7.Vende bem pela internet
Como foi dito, uma opção para sua empresa é vender os produtos pela internet. Essa é uma alternativa interessante para o ramo de cosméticos, porque os artigos dessa área vendem bem online.
Isso é muito importante, porque como ficou claro durante a pandemia de Covid-19, funcionar bem a distância é fundamental para as empresas.
Apesar de muitas áreas terem se adequado para vender suas mercadorias pela internet, no mercado cosmético essa prática já era comum e os consumidores estão acostumados a comprar esse tipo de produto online. Por isso, após o fim da pandemia, as vendas de cosméticos online vão continuar sendo uma opção interessante para os clientes.
O mercado de cosméticos é um excelente investimento, porque tem um grande público no Brasil e não sofre tanto em crises. Ainda, ele lhe dá milhares de opções e, se tiver produtos de qualidade, você vai fidelizar seus clientes facilmente.
Portanto, se pensa em iniciar um negócio nesse mercado, pode ter certeza de que é uma ideia muito boa. Agora que você sabe por que ele é um ótimo investimento, confira também quais são os cosméticos mais vendidos!