O mercado de doces artesanais é um dos setores que mais crescem no Brasil. Isto é reflexo do aumento do número de padarias, confeitarias, bolerias, docerias gourmet e sobretudo, da venda de produção própria.
O que antes poderia ser visto como algo luxuoso e/ou inacessível, agora está virando tendência em todo o território nacional. Além dessa mudança, com criatividade e inovação, muitos empreendedores começaram a trazer novas versões de receitas de doces tradicionais para serem comercializadas.
Sendo assim, confira alguns dos principais motivos para investir nesse mercado em evolução e como começar!
Por que investir no mercado de doces
#01 Crescimento do setor
Apesar da competitividade desse mercado ser muito alta, ele ainda consegue ter capacidade de crescer. Bolos, doces de festa, brownies, cookies, cupcakes, donuts, trufas, macarons… Sim, uma infinidade de produtos e variedades para se investir nesse ramo! Mas o segredo não é fazer da mesma maneira de sempre.
#02 Datas comemorativas
Um dos grandes momentos de aquecimento no mercado de doces é a Páscoa. O costume de consumir chocolates nesta época do ano aumenta, refletindo diretamente no lucro obtido nesse setor.
O grande destaque vai para a produção de ovos de chocolate caseiros e artesanais, uma vez que se trata de um produto diferenciado, com um custo mais acessível, uma apresentação diferenciada e como uma alternativa aos tradicionais ovos de empresas grandes. Mais uma vez, temos a criatividade batendo na nossa porta e tendo essa segmentação como um diferencial em meio a tanta concorrência!
Assim como a Páscoa, temos o Natal com seus famosos panetones recheados, de diferentes tamanhos e sabores.
E como se destacar nesse mercado
E agora que conhecemos diversas vantagens de investir no mercado de doces, quero mostrar alguns meios de entrar definitivamente nesse setor!
Desenvolvimento de novos produtos
A primeira opção, e provavelmente mais clara, é a produção de novos produtos.
Como o seu cliente pode encontrar o seu produto também na loja concorrente, comercializar doces com receitas tradicionais não vai te levar a ser um diferencial nesse meio tão competitivo. Por isso, invista em novos produtos!
Produza alimentos que atendam ao público que apresenta restricoes alimentares, vegano, gourmet…