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Como utilizar a época festiva do Natal para impulsionar o seu negócio

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Como todos sabemos, no fim do ano experienciamos um clima festivo, com presentes, decorações em nossas casas, jantares e reuniões em família. E com isso, temos também os tão esperados presentes.

É um costume presentearmos as pessoas que amamos, e isso representa um aumento no comércio em geral, consequentemente, pode ser uma oportunidade de expandir as suas vendas.

Desse modo, no post de hoje, vou trazer algumas ideias que podem ser exploradas para trazer uma rentabilidade maior para sua produção ou até mesmo a atração de um público diferente para o seu negócio.

O que o Natal significa para o mercado alimentício?

No Brasil, o Natal é um feriado nacional atribuído às festas em família, à ceia, e ao nascimento de Jesus. No entanto, para muitos setores da economia, a data também significa um aumento da produção, das vendas e até mesmo uma mudança dos produtos oferecidos.

Por mais que o ano de 2020 tenha sido atípico para todos, algumas medidas ainda podem ser tomadas para que seus amigos e família saibam que você se lembrou deles nessa data especial. E com isso podemos alcançar uma clientela ainda maior oferecendo produtos adaptados a diferentes mercados.

Podemos ver mais pessoas optando por encomendas da ceia, pela comodidade oferecida e um risco de exposição menor ao Covid-19. Mas para que você possa oferecer esses serviços, sua cozinha deve ser adequada à legislação vigente, e um Manual de Boas Práticas de Fabricação é essencial.

Fazer adaptações na sua produção esse ano talvez seja inviável por questão do pouco tempo até o dia 25, mas essas oportunidades continuam válidas para o início do ano que vem ou até mesmo para a Páscoa, que acontece em menos de 4 meses do dia de hoje.

Confira alguns dos melhores investimentos a serem feitos no setor alimentício

Para que seu negócio tenha sucesso, é sempre necessário manter o pensamento na futura saúde da sua produção, e por que não planejar alguns investimentos que podem tornar a sua empresa um destaque no seu ramo?

Tendo uma projeção futura do seu fluxo de caixa, é possível pensar em investimentos maiores e metas para que isso se concretize. Sabendo suas intenções de gastos ao longo do ano, também é possível se preparar melhor para isso e para imprevistos que podem acontecer.

Tem dificuldade para pensar em algum investimento para o seu negócio? Confira algumas das opções oferecidas pela EJEQ!

Aumento do Shelf-Life

Esse período também pode representar uma sobrecarga muito alta, com um volume de encomendas e, consequentemente, de produção, muito maior para muitas empresas pequenas. Mas você já pensou que essa carga pode ser diluída ao longo de um tempo maior?

Com o aumento do tempo de prateleira do seu produto, você ganha uma folga para preparar suas encomendas com antecedência, mantendo um bom volume de produção suficiente para suprir a sua demanda, mas sem o desgaste de uma rotina tão intensa.

Com isso em mente, um prazo de validade do seu produto significa uma possível expansão da sua marca, com a possibilidade de envio dos produtos para mais longe, ou até mesmo um estoque maior que te possibilite uma folga para aproveitar o feriado de Natal com sua família e amigos.

A EJEQ conta com cases de sucesso nessa área, inclusive um aumento do tempo de prateleira em mais de 400% de panetones veganos. Para saber mais, acesse nosso Case de Sucesso – Les Fourmis.

Melhoria dos seus produtos

Seus clientes merecem o melhor dos seus produtos, então ofereça isso a eles e fidelize sua clientela. Problemas como a cristalização em alimentos açucarados podem ser um problema que afeta o prazer envolvido no consumo de um doce, mas isso pode ser facilmente corrigido!

Outro ponto que pode ser melhorado no seu produto é a substituição de ingredientes para que ele atenda um público maior, possibilitando a expansão da sua marca. Exemplos de ingredientes normalmente retirados são: glúten, lactose, ou até mesmo o açúcar.

Caso seja de sua vontade lançar uma linha de produtos sem glúten, voltada ao mercado celíaco, devemos também prestar atenção na contaminação cruzada de alimentos, já que os consumidores desse tipo de produtos podem ser afetados negativamente.

Uma empresa que eliminou a contaminação todo o glúten de sua produção foi a Granolinha, produtora de doces diversos.

Adeque seus produtos à legislação!

Para lançar seu produto alimentício no mercado, é necessário atender a uma série de requisitos legislativos, como as tabelas nutricionais e um Manual de Boas Práticas de Fabricação, que, além de possibilitar o seu ingresso no mercado, podem facilitar a gestão da sua empresa.

As tabelas nutricionais são obrigatórias na rotulagem de qualquer alimento comercializado, o manual de BPF é exigido pela Anvisa para todos os estabelecimentos alimentícios, além de padronizar os processos que a matéria-prima é submetida, ajudando na organização.

Já o Manual de BPF é um documento que contém as etapas da sua produção, com as práticas obrigatórias que garantem a padronização e a segurança alimentar dos seus produtos. Também descrevem como os procedimentos devem acontecer na sua empresa, facilitando a gestão dos processos.

Outro artifício que pode ser utilizado na sua cozinha é a criação de fichas técnicas, que facilitam tanto na elaboração de novas tabelas nutricionais, quanto na gestão da sua produção.

Inove e comece o ano como destaque

Já teve alguma ideia incrível para um novo produto e gostaria de colocá-la em prática? Aproveite o fim do ano para se preparar para isso e tenha algo concreto até o fim do próximo ano!

A sua grande ideia pode ser um produto que os consumidores desejam, mas não encontram no mercado. O que acha de iniciar o ano com uma Análise de Viabilidade?

O fim de ano carrega um sentimento de encerramento de ciclos, portanto, nada melhor do que iniciar um ciclo novo com um novo projeto. Sua ideia pode gerar um produto novo a ser desenvolvido, se tornando uma inovação que te coloca passos a frente da sua concorrência.


E então, já escolheu qual estratégia vai utilizar para aprimorar o seu negócio? Entre em contato conosco para sabermos como podemos te ajudar, dando a você uma vantagem competitiva no ramo alimentício!

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