fbpx

RDC nº 429: Como ela afetará as suas rotulagens nutricionais?

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Você sabia que as rotulagens alimentícias terão mudanças significativas? E isso poderá se tornar uma dor de cabeça imensa para se adequar ao novo modelo. Sendo assim, no post de hoje, entenderemos um pouco mais do que será implementado pela Anvisa, para que você esteja mais preparado e tenha um processo de adaptação se torne mais fácil e rápido.

 

Qual a importância da rotulagem dos alimentos?

Todos os produtos alimentícios comercializados no Brasil devem ter uma embalagem com informações nutricionais suficientes para que o consumidor saiba tudo sobre o produto que está consumindo. Ela deve conter as quantidades de micronutrientes (como vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) contidas no alimento adquirido, com o intuito de ter uma dieta balanceada.

Isso se faz necessário como uma forma de prevenção de complicações médicas relacionadas a uma má alimentação. Portanto, as alterações implementadas têm o propósito de facilitar a compreensão das informações nutricionais.

 

Mas o que mudou?

A RDC nº 429, publicada em outubro desse ano (2020), estabelece mudanças na legibilidade, no conteúdo e na forma de declaração das informações acerca do produto comercializado. Mas a maior mudança será na implementação de uma rotulagem frontal.

Rotulagem frontal

A rotulagem frontal é um símbolo informativo localizado na frente do produto, onde o comprador já terá o contato sem precisar manipulá-lo quando encontrado em uma prateleira.

Essa imagem possui a função de informar mais diretamente a presença de um alto conteúdo de componentes que possuem relevância para a saúde do consumidor, como gorduras, sódio e açúcares.

Também foi estabelecido um padrão a ser seguido por esses símbolos, como mostrado abaixo.

Figura 1 – Novos modelos de rotulagem frontal

modelos de rotulagem nutricional frontal

Fonte: Anvisa

Esse tipo de informação se tornará obrigatório a partir da vigência da RDC.

Não quero que esse aviso afaste meus clientes, o que eu faço?

Ter estampado na frente do seu produto que ele contém excessos de algum nutriente não é nada atrativo ao seu produto, porém há algo que pode ser feito! Para que seus possíveis clientes não se afastem da sua marca ao ver a rotulagem frontal, podem ser feitas adaptações nos produtos para que os nutrientes não ultrapassem o valor limite.

Tem interesse de realizar essa mudança nos seus alimentos? Conheça o nosso serviço de Melhoria de Produtos!

Novos valores

As alterações completas podem ser encontradas na Instrução Normativa nº 75, mas algumas das mudanças nos valores exibidos nas tabelas nutricionais são:

  • Valores diários de referência (VDR) para as gorduras trans definidos;
  • Alterações nas regras de arredondamento;
  • Novos valores mínimos a serem declarados para alguns nutrientes;
  • Tamanhos de porções novos.

Tabelas nutricionais

Serão implementadas, com a vigência das normas, algumas mudanças nas tabelas nutricionais dispostas nas embalagens. Elas facilitam a visualização dos valores e buscam padronizar a apresentação das informações nutricionais de todos os alimentos comercializados. Elas podem também trazer alguns benefícios para a sua marca!

Para que essa facilitação na absorção das informações ocorra, exige-se a declaração do número de porções contidas em uma embalagem e o tamanho de cada porção. Assim como também é obrigatória a comparação de uma porção a uma medida caseira, como uma xícara de chá ou uma colher de sopa, por exemplo.

Esse componente da rotulagem dos alimentos deverá ser localizado onde nada atrapalhe a visualização do conteúdo.

Formatos permitidos de tabelas nutricionais

Quando as mudanças entrarem em vigor, 5 modelos de declaração de tabelas nutricionais serão possíveis, sendo eles:

  • Modelo vertical;
  • Modelo horizontal;
  • Modelo vertical quebrado;
  • Modelo horizontal quebrado;
  • Modelo agregado.

Padronização de fontes e espaçamentos

As declarações nutricionais de todos os alimentos deverão ser escritas com letras pretas em fundo branco, para que o contraste seja maior, facilitando a leitura do conteúdo. Além disso, as fontes padrão serão Arial ou Helvética, com um tamanho mínimo de 8 pontos (equivalente a 2,8 mm), podendo ser reduzido até 6 pontos (equivalente a 2,2 mm), quando não houver espaço disponível.

Também para impedir que a legibilidade seja comprometida, deverão ser utilizados espaçamentos entre as linhas para que os caracteres fiquem afastados das barras e linhas de separação.

 

Prazo para a mudança

O decreto entra em vigor 24 meses a partir da data em que foi publicado (9 de outubro de 2020). Portanto, as alterações nos rótulos dos seus produtos só deverão ocorrer no fim de 2022.

É importante lembrar que as normas vigentes atualmente só serão revogadas na mesma data em que as novas entram em vigor. Então, caso você realize as mudanças antecipadamente, seus produtos não estarão de acordo com as normas atuais.

Vale ressaltar que os produtos que já se encontram no mercado terão uma tolerância de 12 meses para a adequação, sendo estendido para 24 meses para empresas de pequeno porte ou microempreendedores.

 

Como e por que me preparar?

Por mais que haja bastante tempo até que seus rótulos tenham de mudar, o processo de adaptação pode ser lento, pois é necessário o desenvolvimento de uma nova embalagem e a elaboração dela. Por isso, é interessante estar pronto para aplicar as mudanças com agilidade, evitando possíveis multas por inadequação normativa.

Para estar preparado para as novas rotulagens nutricionais, é necessário o conhecimento da RDC e da Instrução Normativa que abrangem os novos formatos de declaração. Caso não pretenda realizar nenhuma alteração na formulação dos seus produtos, as rotulagens novas podem ser feitas para que quando as normas entrarem em vigor, o processo de adaptação seja mais ágil.

Recomenda-se o auxílio de um profissional na confecção das tabelas, visto que se trata de um assunto muito específico e técnico.

A EJEQ já confeccionou diversas tabelas e rotulagens nutricionais, conheça uma história contada por nós e um dos nossos clientes acessando o Case de Sucesso – Abelha Cacau, no qual finalizamos o projeto em apenas 3 dias!


E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre as mudanças nas rotulagens nutricionais?

Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco e responderemos o mais rápido possível!

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
imagem-pessoa-carimbando
idv-black-friday-1

15% OFF em todo o site

Days
Hours
Minutes
Seconds
Nossa Promoção Acabou!

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!