A persona de seu produto é um personagem semifictício que representa o cliente ideal dessa mercadoria. Ela é fundamental para sua empresa, porque ao conhecê-la, você sabe quais pessoas deve atrair, entende mais sobre elas e compreende como se comunicar com esses indivíduos para ter um negócio bem-sucedido.

Então, se você ainda não tem uma persona, precisa criá-la o quanto antes para melhorar os resultados de sua empresa. Pensando nisso, vamos dar 4 dicas para elaborar a persona ideal para seu produto. Confira!

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Fonte: Freepik

Diferença entre persona e público-alvo

Uma dúvida comum entre os empreendedores é a diferença entre persona e público-alvo. Por isso, vamos explicar exatamente o que é cada um antes de lhe ensinar a criar a persona.

O público-alvo é uma representação mais generalista de seus clientes. Ele reúne características gerais sobre os consumidores, como idade e classe social, e abrange uma grande parcela da população.

Um público-alvo pode ser definido, por exemplo, da seguinte maneira:

  • Homens, entre 35 e 45 anos, classe social B, moram no Paraná. Formados na área de administração, são proprietários de empresas alimentícias e querem alavancar o seu negócio.

Já uma persona, que também é conhecida como avatar ou buyer persona, é um personagem semifictício criado com base em dados reais. Além de dados demográficos, a persona tem os comportamentos, desejos e problemas dos clientes reais da empresa.

Ou seja, ela humaniza o consumidor. A definição de uma persona pode ser assim:

  • Steve Robson tem 42 anos, mora em Curitiba, é proprietário de uma empresa alimentícia e está em busca de alavancar o seu negócio. Ele é uma pessoa ocupada, pois se preocupa muito em gerenciar o seu empreendimento e em apresentar o melhor produto para os seus clientes. Ele busca um aumento no volume de vendas, melhor gestão de seus processos e expansão de mercado.

Por esse exemplo, fica claro que a persona é uma representação bem mais específica que o público-alvo. Sendo assim, é mais simples entender quem é o consumidor de seu produto e fazer um planejamento para se comunicar com ele, atraí-lo e fidelizá-lo.

Dicas para criar a persona ideal

Agora que você sabe o que é uma persona, precisa descobrir como criar a sua para melhorar suas estratégias e vendas. Se você já tem clientes, siga as 4 dicas listadas abaixo:

1. Escolha um tipo de pesquisa para realizar

Existem diversos tipos de pesquisa que podem ser usados para criar uma persona, como questionários fechados, entrevistas ou buscar dados no Google Analytics. Portanto, seu primeiro passo deve ser definir qual pesquisa você deseja fazer.

Para descobrir qual é a melhor para sua empresa, pense em qual é seu objetivo e principalmente se você tem estrutura para realizar a pesquisa desejada. Um estudo feito com entrevistas, por exemplo, demanda tempo, mesmo que seja realizado virtualmente.

Já os questionários entregam dados dos clientes mais rapidamente. Porém, em uma entrevista é possível fazer perguntas que não estavam no roteiro (de acordo com o contexto) e obter informações mais particulares. Sendo assim, observe sua estrutura, preferências e escolha qual pesquisa vai fazer.

2. Defina as perguntas a serem feitas

Em seguida, você tem que definir quais perguntas vai fazer para os clientes ou ex-clientes de sua marca. Os questionamentos costumam variar de acordo com o ramo do negócio, mas existem certas perguntas básicas que devem estar presentes em sua pesquisa.

No campo demográfico, por exemplo, você pode pedir as seguintes informações do cliente:

  • Nome;
  • Idade;
  • Cidade;
  • Gênero;
  • Escolaridade.

Como a persona é um personagem mais aprofundado, você também deve fazer perguntas relacionadas à profissão e aos hábitos do consumidor. Nesse campo, você pode perguntar:

  • Qual é a profissão do entrevistado;
  • Quais são os objetivos e obstáculos dele na vida pessoal e/ou profissional;
  • Como é seu dia a dia;
  • Quais assuntos gosta de acompanhar;
  • Por quais canais ele se informa geralmente;
  • Por onde ele costuma consumir conteúdo relacionado ao produto;
  • Por que ele escolheu comprar o produto de sua empresa;
  • Como o artigo o ajudou.

Dessa forma, é possível conhecer melhor os clientes e criar a persona ideal.

3. Faça a análise dos dados coletados

Após realizar as entrevistas ou questionários, é a hora de analisar os dados coletados. Nessa etapa, é importante reunir as informações em uma tabela ou planilha para facilitar seu trabalho.

Depois de reuni-las, observe todas as respostas e procure padrões. Se a maioria dos entrevistados utilizar a mesma rede social para se informar, por exemplo, essa vai ser uma característica da persona.

Se eles tiverem os mesmos obstáculos e gostarem de acompanhar os mesmos assuntos, essas também serão particularidades da persona ideal de seu produto. Ao observar e organizar os padrões, pode ser que você encontre mais de uma persona e isso é completamente normal. Só tome cuidado para não exagerar e criar personas demais.

4. Estruture a persona

Depois de reunir todos os padrões encontrados, você deve estruturar a persona. Ou seja, dar um nome, uma idade, hábitos, gostos, desejos e problemas para ela. 

Lembre-se de pensar nela como uma pessoa real, porque assim é mais fácil compreender quem são os seus clientes ideais, os gostos e comportamentos deles. Consequentemente, será mais fácil criar conteúdos e produtos que vão agradá-los.

Como criar uma persona sem clientes

Se a sua marca está começando e ainda não tem clientes, existem outras formas de descobrir quem é a persona ideal de seu produto. Caso você já tenha um site ou blog, pode analisar dados sobre os visitantes fornecidos pelo Google Analytics.

Outras opções interessantes são: realizar pesquisas de mercado com pessoas que fazem parte do seu público-alvo e até analisar os concorrentes. É possível utilizar um desses métodos inicialmente e, quando sua empresa tiver uma base de clientes, você pode fazer outra pesquisa com eles para saber mais sobre sua persona ideal.

O mais importante é que você crie a sua persona com as ferramentas e a estrutura que possui agora para conhecê-la logo. Dessa maneira, você vai entender os seus consumidores, saber como conversar com eles e atraí-los. Além disso, você vai ser capaz de fazer melhores produtos para eles e até embalagens mais adequadas.


Então, se organize e comece a seguir as dicas que demos aqui. E, para continuar melhorando os resultados de sua empresa, veja também a importância de fazer uma análise de mercado