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O que é prazo de validade de cosméticos e como aumentá-lo

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Se você está abrindo uma empresa de cosméticos, precisa saber tudo sobre o prazo de validade desses produtos. Dessa maneira, conseguirá defini-lo da forma correta para suas mercadorias e se certificar de que seus clientes não terão problemas com os cosméticos de sua marca.

Para lhe ajudar a garantir a qualidade de seus produtos, fizemos este post que explica tudo sobre a validade dos cosméticos. Mas primeiramente é importante apresentarmos para você o termo shelf life, que tem o mesmo significado de prazo de validade. 

Sendo assim, continue lendo para descobrir o que é shelf life, quais problemas suas mercadorias podem apresentar se você não se atentar a ele, como determina-lo e aumentá-lo o máximo possível!

 

O que é shelf life de cosméticos

A palavra “shelf” em inglês significa prateleira, enquanto a tradução de “life” é vida. Ou seja, a expressão shelf life pode ser traduzida como tempo de prateleira.

Por essa tradução, fica claro que o shelf life nada mais é do que o termo em inglês utilizado para se referir ao prazo de validade das mercadorias. Este é o tempo em que um produto pode ser armazenado e manter sua qualidade e confiabilidade.

Após o fim do prazo de validade, a qualidade da mercadoria pode ser prejudicada e o fabricante não se responsabiliza mais pelo item. No Brasil, de acordo com o Art. 31 do Código de Defesa do Consumidor, diversos artigos precisam ter esse prazo definido, como alimentos, itens químicos, perfumes e cosméticos.

Legislação para validade de cosméticos

No caso dos cosméticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define, por meio do Anexo V da Resolução de Diretoria Colegiada nº 07 de 2015 (RDC 07/2015), que a validade deve contar a partir da fabricação do produto e ela sempre tem que estar nas embalagens.

Dependendo do modo que a validade for apresentada, a data de fabricação pode ou não estar explícita no rótulo. Caso o shelf life esteja indicado como “validade: 07/2022”, por exemplo, não é preciso colocar a data de fabricação na embalagem.

Porém, se o shelf life for indicado por meses, a data de produção deve estar presente. Digamos que a validade seja informada por “24 meses”. Neste caso, a data de fabricação deve entrar para complementar a informação, como “fabricação: 02/2021”.  

É muito importante ressaltar que depois de aberto, a validade do cosmético muda. Contudo, a Anvisa não exige que o prazo de validade do produto após aberto esteja na embalagem. Mas, se possível, é interessante colocá-lo para deixar o consumidor avisado.

 

Como definir a validade de um produto

Um produto cosmético deve passar pelo teste de estabilidade acelerado para que seu prazo de validade seja definido. 

Nesse teste, o item é exposto a diferentes ambientes para que seu envelhecimento seja acelerado e, assim, seja possível determinar sua resistência físico-química e microbiológica. O cosmético é submetido, por exemplo, ao frio, ciclos de aquecimento e resfriamento, à centrifugação, estufa aquecida e exposição direta à luz solar.

O produto tem que passar pelo teste em uma embalagem inerte (que geralmente é de vidro neutro) e na que ele será comercializado. Assim, é analisada a compatibilidade entre ambas.

Caso a embalagem final do artigo ainda não esteja pronta, o teste tem que ser feito com um exemplar que seja o mais semelhante possível ao modelo em que o cosmético será vendido.

Depois que a formulação passa por todos os ambientes necessários, os resultados de cada meio são comparados com os resultados de uma amostra que foi mantida em temperatura ambiente. Dessa forma, são feitos os cálculos de prazo de validade.

Teste de prateleira

Após o teste de estabilidade acelerado, o cosmético precisa realizar o teste de prateleira ou shelf life.

Neste, a amostra armazenada em temperatura ambiente fica em um espaço que possui praticamente as mesmas condições que o local em que o produto ficará exposto até ser comprado. 

O teste é feito durante todo o período de validade que foi estipulado e seu objetivo é observar se o shelf life que foi definido é adequado para o cosmético.

 

Principais problemas de cosméticos que passam da validade

Como você pode perceber, definir o shelf life de seus produtos é trabalhoso. Porém, essa ação é fundamental, porque cosméticos fora da validade podem apresentar problemas que colocam em risco o consumidor. Veja, agora, quais são os principais problemas:

Estão mais propícios à proliferação de fungos

Os cosméticos são compostos por diversos elementos, como conservantes, corantes e perfumes. Eles garantem que os produtos finais serão eficientes e seguros. Ou seja, que não haverá a proliferação de fungos e bactérias nos artigos comprados pelos clientes.

Mas, eles só conseguem realizar essas ações por um tempo determinado, que é o do prazo de validade. Então, após o fim do shelf life, eles param de fornecer essa proteção e as chances de micro-organismos se desenvolverem nas formulações aumentam bastante.

Isso é muito ruim para os clientes e sua marca, porque os fungos e bactérias podem provocar danos à pele ou ao cabelo dos consumidores.

Podem causar problemas na pele ou no cabelo

Os produtos vencidos podem causar diversos problemas na pele, como acnes, irritações, dermatite de contato ou alérgica, vermelhidão, coceira e até infecções mais graves caso a pele já tenha alguma lesão.

A pele também pode ficar ainda mais seca e com uma aparência envelhecida devido a esses sintomas. Já no cabelo, um cosmético vencido pode diminuir o brilho e a maciez dos fios, além de aumentar as chances de as caspas aparecerem.

Não faz mais efeito

Além de prejudicarem o cabelo ou a pele dos consumidores, os produtos vencidos não fazem mais efeito. Afinal, com o passar do tempo, seus componentes vão perdendo suas propriedades. 

Consequentemente, eles não são mais capazes de realizar suas funções iniciais e de fornecerem os benefícios prometidos.

 

Como aumentar o shelf life de produtos cosméticos

Depois de verificar quais problemas cosméticos vencidos podem causar, você deseja saber como aumentar a shelf life de seus produtos, não é mesmo? Dessa forma, eles poderão fornecer benefícios para seus consumidores pelo maior tempo possível.

Então, confira abaixo 5 dicas sobre como elevar o shelf life de cosméticos para usá-las no desenvolvimento de seus produtos:

Escolha matérias-primas que têm shelf life longo

A atenção com a validade de um produto deve começar desde o momento da escolha das matérias-primas. Isso é fundamental, porque existem matérias-primas com shelf life diferentes e esse fator influencia na validade do produto final.

Insumos de origem animal, por exemplo, tem um shelf life curto quando comparados aos de origem vegetal. Já as matérias-primas minerais costumam ter uma validade ainda maior que os elementos vegetais.

Sendo assim, quando possível, dê preferência às substâncias vegetais ou minerais em seus produtos.

Armazene os insumos de forma adequada

Além de selecionar matérias-primas com shelf life mais longo, lembre-se de armazená-las de forma adequada para que não haja a proliferação de micro-organismos nos elementos.

A melhor maneira de armazenamento varia de acordo com a necessidade de cada substância, mas locais secos e com uma boa ventilação são sempre uma boa opção, já que dificultam o aparecimento de fungos e bactérias.

A temperatura do ambiente também pode interferir na durabilidade do insumo, então descubra qual é a mais adequada para cada matéria-prima. Dessa forma, você poderá armazenar os elementos em temperaturas apropriadas para eles.

Tenha uma produção de qualidade

O manuseio das substâncias que compõem o produto é mais um fator que pode interferir consideravelmente na data de validade de cosméticos. Por isso, você precisa utilizar um Manual de Boas Práticas para padronizar a produção e garantir que o shelf life de seus produtos será maior.

Usar esse manual ainda é importante, porque ele ajuda a diminuir os erros na fabricação. Consequentemente, as boas práticas reduzem desperdícios e os custos de produção.

Use conservantes permitidos

As substâncias conservantes são capazes de impedir o crescimento de micro-organismos nos cosméticos durante a fabricação e estocagem desses.

Por essa razão, adicionar esse tipo de aditivo à sua formulação é muito interessante para aumentar o shelf life de seus produtos. Existem diversos elementos que atuam como conservantes, mas nem todos são permitidos pela Anvisa.

Na RDC 29/2012, você pode conferir a lista de substâncias conservantes que são permitidas e sob quais condições elas podem ser utilizadas em seus produtos. Então, não deixe de verificar essa resolução para atuar em conformidade com os requisitos do órgão fiscalizador.

Crie boas embalagens

As embalagens interferem na validade dos produtos, porque o principal objetivo delas é proteger os cosméticos. Um exemplar de alta qualidade consegue proteger o item de choques mecânicos, micro-organismos e reações químicas. Assim, ele atinge o seu objetivo inicial.

Já uma embalagem de qualidade baixa, não é capaz de defender o produto desses elementos. Por isso, ela acaba diminuindo o shelf life do cosmético. Sendo assim, estude muito e faça testes antes de definir a melhor embalagem para seus produtos.

Além disso, as embalagens devem ser criadas com muito cuidado, pois elas precisam conter todas as informações relevantes para os consumidores e atraí-los nos pontos de vendas.


Aumentar o shelf life de seus produtos e defini-lo da forma correta é imprescindível para garantir que ele poderá ser utilizado por um período longo e que seus clientes não serão enganados.

Por isso, lembre-se de respeitar todos os requisitos impostos pela Anvisa e de seguir nossas dicas para elevar a validade de seus produtos. Agora que você sabe tudo sobre shelf life de cosméticos, confira também a legislação de cosméticos para legalizar a sua empresa!

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