fbpx

Suplementos alimentares: por que investir nesse mercado

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O mercado de suplementos alimentares está atraindo diversos empreendedores que desejam criar negócios de sucesso. 

Para atingir esse resultado, eles estão pesquisando bastante e desenvolvendo novos produtos com qualidade para que eles ganhem um espaço cativo nas casas dos consumidores. Mas, investir nesse mercado é realmente uma boa opção? 

A seguir, mostraremos dados sobre o consumo de suplementos no Brasil e os benefícios de investir nesse segmento para que você descubra o porquê é vantajoso abrir uma empresa que venda esse tipo de produto. Vamos lá?

 

Consumo de suplementos no Brasil

Os suplementos alimentares são produtos importantes para a população, já que eles ajudam a fornecer elementos essenciais para a manutenção da saúde do organismo, como proteínas e vitaminas.

Os brasileiros sabem da importância dessas mercadorias para suas vidas e, por isso, a população vem investindo bastante nelas.

De acordo com a pesquisa de mercado “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil” da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) feita em 2020, 59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa que consome suplementos.

Em relação à edição passada da pesquisa, feita em 2015, o número de lares aumentou 10%. E 85% dos entrevistados declararam que a principal razão para consumir esses produtos é justamente a saúde.

Além dessa pesquisa, a essa mesma Associação fez um estudo complementar sobre o comportamento dos consumidores de suplementos alimentares durante a pandemia. Esse estudo apontou que 48% dos consumidores de suplementos aumentaram a ingestão desse tipo de produto durante a pandemia de Covid-19.

O motivo para 42% dos consumidores elevarem o consumo de suplementos foi fortalecer a alimentação e para 91%, o aumento foi feito para fortalecer a imunidade. Além disso, 70% deles afirmaram que vão continuar consumindo os produtos que incluíram na rotina durante a quarentena mesmo após o fim do distanciamento social.

Sabemos que são muitos dados, mas eles nos mostram como o surgimento do novo coronavírus fez parte da população repensar seus hábitos e como muitos indivíduos estão dispostos a consolidar novos costumes para manter a saúde e o bem-estar no cotidiano.

Produtos mais procurados pelos brasileiros

A pesquisa da ABIAD ainda apontou que os grupos de suplementos mais consumidos pelos brasileiros são os de vitaminas, proteínas e minerais. Já durante a pandemia, os suplementos de vitaminas e minerais foram os mais adicionados às casas dos consumidores.

Esses dados demonstram que muitos brasileiros utilizam os suplementos como um complemento da alimentação para obter nutrientes específicos que podem estar em um nível baixo em seus organismos. Afinal, os exemplares de vitaminas e minerais estão entre os mais buscados.

Os suplementos de proteína também são importantes para fornecer elementos fundamentais para o corpo, mas eles costumam visar principalmente ao ganho de massa muscular.

 

Motivos para investir no mercado de suplementos

Agora que você sabe mais sobre o consumo de suplementos alimentares no Brasil, confira 4 motivos para investir nesse mercado no país e desenvolver novos produtos para a área:

Ajudar na manutenção da saúde da população

O consumo de suplementos alimentares ajuda a melhorar o funcionamento do organismo e a aumentar o bem-estar das pessoas. Então, esse hábito auxilia a manter a saúde da população e fazer com que ela se sinta mais disposta no dia a dia.

A ingestão desses produtos é tão importante que, ainda de acordo com a pesquisa em questão, 51% das recomendações de consumo são feitas por profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas.

Sendo assim, um dos principais benefícios de investir no segmento de suplementos é ter a certeza de que você está realmente ajudando as pessoas com os produtos que desenvolve em seu negócio.

É um mercado que só cresce no país

Em 2017, o mercado de suplementos alimentares do Brasil era o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Austrália. Além disso, de acordo com uma pesquisa do Euromonitor, em 2019, o setor cresceu 7% no Brasil e atingiu R$ 6,6 bilhões em vendas.

Ou seja, o segmento já é grande no país e vem crescendo com o passar dos anos. E, como o estudo da ABIAD apontou, o consumo de suplementos aumentou durante a pandemia e boa parte dos consumidores afirmou que vai continuar comprando os produtos que foram adicionados à dieta durante a quarentena.

Então, tudo indica que o mercado de suplementos alimentares só vai continuar crescendo no país.

Consumidores fazem compras recorrentes

Outro ponto bastante positivo do setor de suplementos é que seus consumidores fazem compras recorrentes. Eles adquirem as mercadorias com uma certa frequência, porque elas servem principalmente para complementar a dieta alimentar e oferecem benefícios no dia a dia.

Portanto, quando os suplementos acabam, os clientes costumam comprá-los novamente. Isso é ótimo, pois assim o seu negócio pode ter vendas regulares se conseguir fidelizar os consumidores.

Como as vantagens oferecidas pelos suplementos são consideradas essenciais para boa parte dos clientes, esse mercado ainda não sofre tanto com crises. Afinal, mesmo em momentos difíceis, os consumidores vão dar preferência para a aquisição desses produtos.

Pode ser que o tamanho da compra diminua, mas dificilmente eles vão deixar de adquirir todos os suplementos que consomem. Então, sua empresa tem uma certeza maior de que terá uma receita mesmo em momentos de crises econômicas.

Essa segurança um pouco maior faz toda a diferença e isso ficou bem claro desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Melhorar a qualidade dos produtos ofertados

Ao fazer pesquisas e desenvolver novos suplementos para o mercado, você pode inovar e aumentar a qualidade dos produtos ofertados. Essa mudança é muito benéfica tanto para os clientes quanto para sua empresa e até seus concorrentes.

Os consumidores se beneficiam desse aprimoramento, porque passam a ingerir suplementos mais eficientes. 

Já o seu negócio consegue se destacar de maneira muito positiva no mercado e força os concorrentes a disponibilizarem produtos com mais qualidade para continuarem competitivos.

Investir no mercado de suplementos alimentares é uma ótima ideia, porque como ficou claro aqui, ele tem um grande público e tudo indica que o número de pessoas interessadas nesse tipo de produto só vai aumentar.

E, ao criar produtos nessa área, sua empresa ainda pode auxiliar na melhora da saúde e do bem-estar dos brasileiros. Sendo assim, se você está pensando em abrir uma empresa, pode apostar nesse segmento.


Depois de ver as vantagens do setor de suplementos, explore ainda o mercado de alimentos funcionais e enriquecidos para conhecer outra área em que sua empresa pode atuar no ramo alimentício! 

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
frutas e vegetais diversos

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!