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Tendências setoriais de cosméticos

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Com o alto crescimento e diversas inovações na área, surgem tendências em cosméticos que as empresas devem acompanhar. Além disso, investir no mercado de cosméticos é uma ação interessante, porque ele é bastante amplo e não costuma sofrer com crises políticas, econômicas e sanitárias.

De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), essa área fechou 2020 com um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory. Isto é, o mercado conseguiu crescer durante a pandemia de Covid-19!

Mas, para ter uma empresa bem-sucedida nesse campo, é essencial ficar de olho no tipo de mercadoria que está em ascensão. Assim, você é capaz de desenvolver os produtos que os consumidores estão buscando!

Por isso, vamos listar aqui as 5 principais tendências setoriais de cosméticos para você saber em quais ramos do mercado é uma boa ideia investir. Confira!

 

Cosméticos cruelty free e veganos

Boa parte dos consumidores está se preocupando cada vez mais com o impacto que causa no meio ambiente e na vida de outros seres. Então, é natural que eles levem essa preocupação para os produtos que consomem no dia a dia.

É por essa razão que os cosméticos cruelty free e veganos estão em alta. Os primeiros exemplares, como já diz o nome, são aqueles “livres de crueldade”. Ou seja, que não testam seus ingredientes, suas fórmulas e o produto pronto em animais.

Já os artigos veganos, além de não realizarem testes em animais, não possuem nenhum componente de origem animal. Essas duas tendências têm tudo para continuar em alta no mercado por muitos anos, já que a preocupação dos consumidores em relação a esses assuntos só deve aumentar.  

Os testes em animais já são até mesmo proibidos em alguns países e estados brasileiros, porque existem alternativas que verificam a qualidade das mercadorias sem envolver exploração animal.

 

Produtos naturais e sustentáveis

Os clientes também estão ficando mais atentos aos elementos que consomem, cuidando ainda mais da saúde. Sendo assim, a busca por produtos naturais e saudáveis vem crescendo bastante.

Elementos químicos criados em laboratórios, por exemplo, não são muito atraentes para os consumidores de hoje em dia. Eles estão preferindo consumir substâncias fornecidas pela natureza, que já possuem suas funções comprovadas por estudos e que são utilizadas por populações de diferentes gerações e territórios.

Alguns exemplos de substâncias que atraem os clientes são os óleos e manteigas retirados de plantas e frutos. Contudo, é claro que, os consumidores verificam se essa extração é feita de forma sustentável, pois assim podem confirmar que o meio ambiente não está sendo prejudicado.

Do mesmo modo, eles buscam produtos que tenham embalagens sustentáveis para diminuir ainda mais o impacto causado pela indústria cosmética na natureza. É por essa razão que os cosméticos em barra, embalados em recipientes retornáveis ou materiais biodegradáveis estão em alta.

A procura por produtos naturais e sustentáveis é mais uma tendência em cosméticos  que veio para ficar, pois os clientes estão dando cada vez mais importância a esses temas.

 

Cuidados com a pele

Os cosméticos que cuidam da pele também são uma tendência, justamente porque eles aprimoram a saúde desse órgão em vez de somente disfarçar suas imperfeições.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a área de mercadorias para a pele tanto do rosto quanto do corpo foi uma das que cresceu no Brasil. Segundo a ABIHPEC, entre os destaques desse crescimento estão as máscaras faciais e os esfoliantes corporais.

Esses dados comprovam que os consumidores realmente desejam cuidar de si mesmos no momento atual. Outra prova de que eles procuram mais naturalidade e saúde no setor cosmético é o movimento “well-aging”, que significa algo como “envelhecer bem” em uma tradução livre para o português.

Essa é uma tendência que busca aceitar o envelhecimento da pele e incentiva apenas pequenos cuidados com o órgão, como o consumo de produtos que visam prevenir e diminuir os sinais de envelhecimento de forma natural, sem exageros.

 

Cosméticos inclusivos

A inclusão é um tema que é bastante discutido em diversas áreas da sociedade. Então, ela não podia ficar de fora do ramo de cosméticos. 

Nesse setor, um grande problema que existia é que boa parte dos produtos de maquiagem eram feitos somente para pessoas brancas, já que era muito difícil encontrar paletas de bases e outros artigos que funcionassem em peles negras.

Logo, com o aumento da discussão sobre inclusão em vários âmbitos, os consumidores começaram a demandar mais produções de cosméticos para todos os tons de pele. Até hoje existem marcas que não se adaptaram a essa tendência, porém assim como as demais da lista, ela veio para ficar.

Por isso, se você deseja trabalhar com maquiagem, precisa pensar na inclusão além da propaganda. Ou seja, não basta fazer imagens publicitárias com modelos diversos. É necessário também oferecer produtos para essas pessoas.

 

Produtos de gênero neutro

Outra demanda do público das empresas de cosméticos é a criação de artigos de gênero neutro, isto é, que possam ser usados por qualquer consumidor e que não sejam indicados especificamente para homens ou mulheres.

No campo da moda, essa é uma tendência que já vem sendo consolidada com a produção de roupas sem gênero. Aqui no Brasil, a fabricação de produtos de gênero neutro ainda está caminhando lentamente, mas grandes marcas já deram o primeiro passo. Algumas empresas nacionais e internacionais que oferecem mercadorias sem gênero são O Boticário, Avon, M.A.C e Marc Jacobs.

Como provavelmente essa tendência só vai crescer no ramo cosmético, quem está abrindo uma empresa na área precisa considerar a criação de artigos neutros. Assim, estará mostrando aos consumidores seus valores e posicionamentos em relação ao assunto.

Essas tendências estão conquistando mais consumidores a cada dia que passa. Então, é importante que você as analise e defina em qual prefere investir. 

É possível também que seus produtos tenham mais de uma dessas tendências. Você pode fazer, por exemplo, artigos para a pele que sejam veganos, sustentáveis e tenham gênero neutro.

O importante é ficar de olho nessas tendências e colocá-las em prática de uma forma planejada para agradar ao público. Ao fabricar esses tipos de produto você ainda pode contribuir com a preservação do planeta e com a inclusão de consumidores diversos no ramo de cosméticos.


Portanto, não demore para inserir as tendências mencionadas aqui em seus cosméticos. E, agora que você sabe quais são as inclinações setoriais nesse mercado, confira quais são as principais substâncias utilizadas em cosméticos

 

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