fbpx
Voltar ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Cosméticos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
Menu
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Cosméticos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • ← Volte ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • Fale com um especialista →
Menu
  • ← Volte ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • Fale com um especialista →
contato
Contato
Instagram Linkedin
Voltar ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Cosméticos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
Menu
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Cosméticos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • ← Volte ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • Fale com um especialista →
Menu
  • ← Volte ao site
  • Blog
  • Categorias
    • Alimentos
    • Tempo de prateleira
    • Inovação em Alimentos
    • Desenvolvimento de produtos
    • Empreendedorismo
    • Outras
      • Legislação Alimentícia
      • Restrições Alimentares
      • Chocolates
      • Boas Práticas de Fabricação
      • Ambiental
      • Coronavírus
  • Materiais
  • Fale com um especialista →
Contato
Instagram Linkedin

Entenda o que é e-commerce e como começar seu próprio negócio online!

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

*Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
Eduardo
  • Por Eduardo
  • 17 jun, 2020
  • Empreendedorismo

O mundo das vendas, em geral, sempre foi muito dinâmico. Modas, tendências e atualizações guiam o mercado desde que podemos nos lembrar. Essa movimentação toda é uma das engrenagens principais para que a economia gire normalmente. Se algum dia ela enferrujar, o mundo para junto.

Nada mais justo, portanto, que aliar esse universo à tecnologia. Quase um sinônimo para “inovação”, a internet pode perfeitamente servir de estímulo  para o seu comércio. É justamente sobre essa mistura que vamos falar hoje: e-commerce, o comércio eletrônico.

O que é um e-commerce e para que serve

O e-commerce surgiu em meados de 1970, com algumas trocas de arquivo entre empresas, porém, só ganhou força com a popularização da internet.

Basicamente, um e-commerce se dá por lojas online que disponibilizam seus produtos por meio eletrônico, mas cuidado, não confunda o termo com “marketplace” (vou explicar essa diferença um pouco mais para frente). Portanto, o e-commerce inclui desde a escolha do produto ou serviço até a entrega.

Benefícios 

Essa forma de varejo surgiu e se desenvolveu para facilitar a vida de ambos, consumidor e vendedor.

Do ponto de vista do consumidor, as vantagens mais visíveis que o comércio eletrônico traz são a comodidade, a mobilidade, a visibilidade, e é claro, o conforto. Poder escolher entre inúmeros produtos sem sair de casa nem mesmo para buscá-los, pode realmente ser um ótimo diferencial.

Para o vendedor, os benefícios são outros, mas também não são poucos. Além de você estar livre para montar seu horário nos momentos de maior produtividade, você também pode trabalhar do conforto da sua própria casa. Além de que os investimentos que um e-commerce exige são muito inferiores aos de uma loja física.

Como prova de todos esses benefícios, essa forma de comércio vem crescendo assustadoramente nos últimos anos. Crescimento que foi ainda mais solidificado com as medidas de prevenção tomadas contra o avanço da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, só na primeira semana de quarentena os comércios relacionados aos ramos de Alimentos e Bebidas e Saúde e Beleza cresceram cerca de 180%.

As diferenças entre e-commerce e marketplace

Como eu já expliquei anteriormente, o termo “e-commerce” se refere às lojas online que se encarregam por todo o processo de compra e entrega dos produtos de apenas uma marca.

Já o termo “marketplace” diz respeito à plataformas online com um sistema de funcionamento diferente, mesmo essa diferença não sendo tão explícita para os consumidores.

Esse tipo de varejo engloba os comércios que oferecem produtos de várias marcas diferentes. Ou seja, funciona como um shopping, onde várias lojas podem apresentar suas mercadorias.

Vou tentar deixar essa diferença um pouco mais palpável com dois exemplos:

  • Se você deseja comprar algum tipo de produto específico, e já conhece e (principalmente) confia em alguma marca, o ideal seria procurar por um e-commerce. Assim você consegue direcionamento melhor para a escolha do seu produto. Se for uma camiseta, por exemplo, você pode se preocupar apenas com a cor e a estampa, pois o corte e a malha serão, provavelmente, no padrão estabelecido pela marca;
  • Agora, se o seu objetivo é conhecer uma maior variedade de produtos, o ideal seria encontrar um marketplace. Ou seja, digamos que você esteja querendo um fone de ouvidos novo, mas não sabe muito sobre a qualidade ofertada pelas diferentes marcas. Um marketplace irá te apresentar uma variedade maior de produtos, assim você pode diferenciar as questões mais técnicas (como qualidade do som e durabilidade).

Como construir do zero

Bom, agora que você já sabe o que é e como funciona essa forma de varejo, vou te explicar o que precisa saber e como se capacitar para construir sua própria loja on-line.

Lei do e-commerce

A lei do e-commerce existe desde 2013 e abrange todos os e-commerce, independentemente do porte. Para facilitar a explicação, vou dividi-la em 4 tópicos principais: clareza e visibilidade; agilidade; arrependimento; e confirmação.

O primeiro tópico diz respeito a disponibilidade e ao arranjo das informações no site. Algumas informações básicas como CNPJ, razão social, formas de contato e informações sobre o produto devem, obrigatoriamente, estar claras e visíveis para qualquer usuário.

O segundo tópico diz respeito ao atendimento fornecido pelo e-commerce. A lei faz bastante questão de evidenciar que todas as lojas online que se encaixam nessa definição devem oferecer algum tipo de auxílio ao consumidor 24 horas por dia.

Muitas vezes, para se adequar à essa parte da lei, os varejistas optam por criar uma página de “Dúvidas Frequentes” (FAQ), permitindo assim uma forma de autoatendimento.

O terceiro tópico diz respeito ao “Direito ao Arrependimento”.  Apesar de não ser muito conhecida, essa parte da lei não é nem um pouco menos importante que o resto. Ela defende que todo consumidor tenha direito a arrepender-se de sua compra em um prazo de até 7 dias úteis após o recebimento do produto.

O quarto e último tópico da lei diz respeito à etapa de confirmação de compra que todos os e-commerce devem oferecer. Ou seja, antes de realmente fechar o contrato com o usuário, ele deve passar por uma página onde possa conferir todas as informações do seu pedido. Isso – além de respeitar também ao primeiro tópico – traz uma sensação de segurança a mais para o consumidor.

Conteúdo sobre e-commerce

Além de entender como funciona a lei que regulariza esses estabelecimentos virtuais, também é bastante importante se capacitar sobre o assunto.

Existem inúmeros conteúdos disponíveis na internet sobre como gerir um e-commerce ou sobre como construir um marketing voltado para esse tipo de varejo, mas hoje vou apresentar aqui alguns dos melhores.

O primeiro dos conteúdos que trago para vocês é o e-Book da Rockcontent e da Méliuz “E-commerce: da criação à fidelização de clientes“. Nesse material você vai entender o passo a passo de como planejar, criar e divulgar o seu e-commerce. Além disso, o e-Book também traz algumas dicas de ferramentas que podem te auxiliar na criação e no gerenciamento da sua loja online!

O segundo conteúdo que recomendo é o curso gratuito disponibilizado pela Sebrae “Como vender pela internet na crise do coronavírus“. O curso tem duração total de apenas 4 horas, mas é suficiente para que entendamos o quanto é importante saber aliar a internet aos negócios!

banner-ebook-ecommercePowered by Rock Convert

O último conteúdo que indico é mais voltado para quem deseja abrir um e-commerce no setor alimentício. No e-Book “E-commerce: Como entrar no mundo virtual e impulsionar seu delivery“, você vai entender o que é preciso para aderir às plataformas de delivery e como fazer para impulsionar suas entregas!


Bom, por hoje é isso! O que mais você gostaria de saber sobre e-commerce e o mundo virtual de vendas? Conta para a gente aqui nos comentários!

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Conectar com
Login
Eu permito criar uma conta
Quando você faz o login pela primeira vez usando um botão de Login Social, coletamos as informações de perfil público de sua conta compartilhadas pelo provedor de Login Social, com base em suas configurações de privacidade. Também obtemos seu endereço de e-mail para criar automaticamente uma conta para você em nosso site. Assim que sua conta for criada, você estará conectado a esta conta.
DiscordoConcordo
Avisar que
guest
Eu permito criar uma conta
Quando você faz o login pela primeira vez usando um botão de Login Social, coletamos as informações de perfil público de sua conta compartilhadas pelo provedor de Login Social, com base em suas configurações de privacidade. Também obtemos seu endereço de e-mail para criar automaticamente uma conta para você em nosso site. Assim que sua conta for criada, você estará conectado a esta conta.
DiscordoConcordo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Cachorro-comendo-ração
Mercado Pet
Mateus Lázaro

Alimentos proibidos para pets: conheça 10 ingredientes prejudiciais à saúde de cães e gatos

Aparentemente inofensivos, alimentos proibidos para pets podem causar desde incômodos gastrointestinais até a morte dos bichinhos. Conheça 10 ingredientes que cães e gatos não devem

Leia mais »
prateleira-com-embalagens-de-café
Alimentos
Mateus Lázaro

Como escolher a embalagem ideal para seus produtos? Confira as vantagens de fazer uma boa escolha

Uma boa embalagem protege o seu produto, atrai novos consumidores, reduz custos logísticos e potencializa as vendas Ao contrário do que se imagina, a embalagem

Leia mais »
cachorros no muro
Generalidades
Letícia

Legislações para alimentos pet: o que você deve saber antes de investir em pet food

O mercado pet no Brasil está a todo vapor. Em 2020, apesar da pandemia, o faturamento da indústria pet foi de R$ 27 bilhões e

Leia mais »

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Ao preencher o formulário, concordo* em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Siga-nos:

Linkedin Instagram

Endereço

Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 210 – Jardim das Américas, Curitiba – PR, 81530-000

Contato

[email protected]

Receba Conteúdos!

sem-ttulo-2

EJEQ © 2019

wpDiscuz
0
0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
| Reply
homem assinando um termo de patenteamento
Entenda como conseguir um título de exclusividade industrial no BrasilEmpreendedorismo
O Chocolate quente que revolucionou a indústria alimentícia da NFL, uma das maiores ligas esportivas do mundo!Empreendedorismo

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!