fbpx

Como escolher a embalagem ideal para seus produtos? Confira as vantagens de fazer uma boa escolha

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Uma boa embalagem protege o seu produto, atrai novos consumidores, reduz custos logísticos e potencializa as vendas

Ao contrário do que se imagina, a embalagem é muito mais do que um simples embrulho ou recipiente. Ela possui um papel fundamental na conservação do produto e também o torna mais atrativo aos olhos dos consumidores. Em outras palavras, podemos dizer que escolher a embalagem ideal ajuda a vender o seu produto e também garante que ele chegue em perfeito estado ao cliente. Sendo assim, é um elemento fundamental em diferentes tipos de negócios.

 

Quando falamos em indústria alimentícia, escolher a embalagem ideal ganha ainda mais relevância. Isso porque com o material correto, a embalagem pode aumentar a validade dos produtos, bem como preservar os seus valores nutricionais. Confira no artigo a seguir outras vantagens que uma boa embalagem pode proporcionar ao seu negócio!

 

Como escolher a embalagem ideal para seus produtos alimentícios?

 

Devido à grande variedade de embalagens disponíveis no mercado, escolher a embalagem ideal para seus produtos pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por isso, fizemos uma lista de fatores a considerar na hora de escolher o invólucro que melhor vai proteger o seu produto, melhorar a comunicação com o seu cliente e te ajudar a vender!

 

Considere as particularidades do alimento a ser embalado

 

Na hora de escolher a embalagem ideal para seus produtos, em primeiro lugar pense no que está vendendo. São produtos hortifrutigranjeiros, materiais de limpeza, sucos naturais ou industrializados, produtos em conserva ou comidas congeladas?

 

É claro que além dessas classificações existem outras, mas apenas mencionamos essas para que você compreenda a importância de saber o que vende antes de investir em embalagens. Até mesmo porque, cada tipo de produto possui características e necessidades de conservação diferentes, que vão desde a proteção contra a umidade e luz até a proteção contra odores.

 

No mercado alimentício, as embalagens mais utilizadas são as que elencamos a seguir.

 

Madeira

 

Tipo de embalagem para vender produtos para supermercados e hortifrutis, pois não permitem o fracionamento do produto. 

 

Baratas, resistentes e reutilizáveis, são indicadas para transportar legumes, frutas e verduras, mas não protegem os alimentos da exposição ao calor, umidade, odores e impactos. Por isso, podem reduzir drasticamente a vida útil da mercadoria.

 

Vidro

 

Quem está em busca de aprender como escolher a embalagem ideal para seus produtos, pode também dar uma chance ao vidro. Graças à impermeabilidade e à incapacidade de transferir sabores e odores aos alimentos, as embalagens de vidro são muito utilizadas para embalar conservas (milho, ervilha, doces), papinhas e sucos.

 

Recicláveis, as embalagens de vidro são tendência no setor. De acordo com a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), elas tiveram um crescimento na produção de 23,7% no segundo trimestre de 2021. Porém, nem tudo são flores: embalagens de vidro se quebram facilmente e exigem cuidados especiais no transporte. 

 

Alumínio

 

São embalagens recomendadas para produtos cujas propriedades se alteram quando expostas à luz, ao calor, ao ar e à umidade. Isso porque o alumínio é um material opaco e resistente, que ajuda a preservar o sabor e valor nutricional dos alimentos. 

 

Outra vantagem do alumínio é que ele é condutor térmico, ou seja, ajuda a aquecer ou resfriar rapidamente o produto. Por isso, é o tipo de embalagem ideal para embalar sardinhas, bebidas e quentinhas.

 

Plástico

 

São embalagens leves, inquebráveis, resistentes e de baixo custo, que facilitam o transporte e protegem os alimentos da contaminação por microrganismos

 

Na indústria de alimentos estão presentes nas sacolas plásticas, nos filmes de PVC que embalam carnes, frutas, legumes e frutas, nas embalagens de bebidas como sucos e refrigerantes, nas embalagens de cosméticos e materiais de limpeza.

 

Versáteis, as embalagens plásticas admitem vários formatos, como garrafas, caixas, sacos, sacolas, pouches e películas. Os tipos de plásticos mais utilizados na indústria alimentícia são o PE (Polietileno), PET (Polietileno tereftalato), PVC (Policloreto de vinila) e PP (Polipropileno).

 

Laminados

 

Ainda precisando escolher a embalagem ideal para seus produtos? Embalagens laminadas combinam diferentes materiais como plásticos e alumínios, aproveitando as características de cada um. 

 

As embalagens laminadas possuem excelente resistência química e mecânica, são impermeáveis e leves. Além disso, protegem os alimentos contra luminosidade, gases, vapores d’água e odores. Versáteis, embalam de snacks a carnes.

 

Papel/Papelão

 

Atualmente, as embalagens de papel/papelão são as mais indicadas para produtos de delivery, principalmente para a entrega de lanches. Ambos os materiais substituem com maestria o isopor, só que de forma mais sustentável. 

 

As embalagens para delivery são leves, práticas e possuem diferentes designs, que devem ser priorizados de acordo com o alimento entregue. É possível, por exemplo, encontrar embalagens do tipo saco, sacola e caixa, que abrem com facilidade e embalam o churrasquinho, o salgadinho, a pizza, o sanduíche entre várias outras delícias, conservando os seus sabores e temperaturas.

 

Analise o tamanho da embalagem

 

Outro detalhe que não pode passar despercebido na hora de escolher a embalagem ideal para o seu produto é analisar se o tamanho dela é adequado à mercadoria. 

 

Aqui, a dica é não adquirir embalagens muito maiores do que o produto a ser acondicionado dentro dela. Isso evita que a mercadoria fique solta na caixa e sofra danos durante o armazenamento e o transporte. Além disso, tenha em mente que quanto maior a embalagem, maior o custo com o frete. 

 

Invista no design e na praticidade da embalagem

 

De acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria de alimentos e bebidas representa 10,6% do PIB brasileiro e gera mais de 1,6 milhões de empregos formais e diretos. Com dados tão expressivos, fica fácil perceber o quanto o mercado de alimentos no país é competitivo.

 

Para driblar a concorrência, a solução é simples: inovação. Tornar a experiência de consumo dos clientes mais prática e humanizada por meio de embalagens sustentáveis, com designs funcionais e bonitos pode ser um diferencial competitivo que ajude a sua empresa a crescer.

 

Para acertar nesses quesitos, o melhor é contar com uma equipe especializada para projetar as embalagens de acordo com o seu produto. Com a ajuda de profissionais especializados e experientes, você vai conseguir impactar o consumidor logo no primeiro momento por meio de elementos como cores, formatos, imagens, textos criativos e apropriados para o seu público-alvo. Saiba como a EJEQ pode ajudar.

 

Vantagens de escolher a embalagem ideal para o seu produto

 

Agora que você já sabe como escolher a embalagem ideal para o seu produto, está na hora de entender quais as vantagens que acertar nesse processo de escolha pode proporcionar. 

 

Na indústria alimentícia, sem dúvida alguma um dos principais benefícios de contar com uma boa embalagem é garantir um alimento apropriado para consumo, sem prejuízos à sua vida útil e às suas características nutricionais. Todavia, existem outros benefícios por trás de uma boa embalagem, tais como:

 

  • Atrair a atenção dos consumidores na prateleira, despertando neles o desejo de compra;
  • Aumentar a credibilidade do público com o seu negócio, pois há a percepção do cuidado que a empresa tem com o produto;
  • Reduzir desperdícios por meio de embalagens adequadas;
  • Abraçar as causas ambientais com o uso de materiais recicláveis e biodegradáveis;
  • Reduzir custos logísticos com fretes e armazenamento;
  • Melhorar o posicionamento da marca no mercado;
  • Agregar mais valor ao produto e aumentar o tempo de prateleira dele;
  • Fidelizar clientes;
  • Tornar a comunicação com o consumidor mais eficiente, por meio de informações relevantes sobre o produto e por meio de um visual atraente que reflete a identidade visual da marca;
  • Facilitar a negociação com varejistas.

 

Em suma, muitas são as vantagens de adquirir uma embalagem ideal para os seus produtos, mas escolher a melhor opção para a sua empresa pode não ser uma tarefa tão fácil. Contudo, com o auxílio dos especialistas da EJEQ você vai conseguir embalagens diferenciadas para atender às necessidades do seu negócio, encantar os clientes e potencializar as vendas. Entre em contato!

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
Alimentação infantil

eBook Gratuito de Shelf-Life

Tudo que você precisa saber para aumentar o prazo de validade dos seus produtos, possibilitando a redução do desperdício e um aumento nas suas vendas.

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!