fbpx

Confira 4 motivos para investir no mercado de bebidas brasileiro!

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Se você deseja empreender no Brasil, há vários setores em que pode investir. Mas, o ideal é escolher uma área que tradicionalmente tem um bom desempenho. Assim, você tem mais chances de o seu negócio ser bem-sucedido.

O mercado de bebidas brasileiro é um desses setores que costumam ser um excelente investimento. Por isso, caso você esteja pensando em empreender, precisa conhecer bem esse campo.

Para lhe ajudar, reunimos diversas informações importantes sobre o mercado de bebidas no Brasil para que você saiba mais sobre ele e observe como é uma boa ideia investir nesse setor. Vamos lá?

 

Mercado de bebidas no Brasil

Segundo um relatório da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país em valor de produção e o faturamento desse setor corresponde a 10,6% do PIB total brasileiro. 

Ainda de acordo com o documento da ABIA, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja e o segundo exportador mundial de café solúvel.

Quando focamos nos números do mercado de bebidas alcoólicas, mais especificamente do setor cervejeiro, os números também são interessantes. Uma pesquisa feita pela Kirin Holdings Company, em 2018, mostrou que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. No ano da pesquisa, o Brasil produziu mais de 14 bilhões de litros de cerveja.

Em questão de consumo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta colocação entre países da América Latina que mais ingerem bebidas alcoólicas. Isso significa que aqui há um consumo anual per capita de 8,7 litros de álcool puro.

Bebidas mais consumidas pelos brasileiros

O mercado de bebidas brasileiro oferece várias oportunidades interessantes para empreendedores, afinal é possível produzir diversos tipos de mercadorias. Considerando somente a área de bebidas alcoólicas, por exemplo, você pode escolher fabricar cervejas, tequilas ou cachaças.

Saber quais são os produtos mais procurados no Brasil é uma forma bacana de decidir em qual nicho atuar. Segundo uma pesquisa da Euromonitor International feita em 2018 no país, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros. Em segundo lugar, mas bem atrás da cerveja, está a cachaça.

O top 5 de bebidas alcoólicas consumidas no Brasil se completa com o vinho em terceiro lugar, bebidas mistas em quarto e a vodca em quinto.

 

Tendências no setor

O mercado de bebidas no Brasil tem um grande público consumidor e oferece várias oportunidades para os empreendedores.

Porém, para que as empresas da área cresçam, sejam bem-sucedidas e se mantenham competitivas no setor, elas precisam ficar muito atentas às tendências desse ramo. Dessa forma, conseguem inovar e, é claro, continuar agradando os clientes.

Veja, agora, algumas tendências do mercado de bebidas para entender o que os consumidores esperam de negócios da área:

Bebidas mais saudáveis

Os consumidores – principalmente os jovens – se preocupam cada vez mais com a saúde. E, com a pandemia de Covid-19, esse cuidado com a saúde aumentou. Então, eles estão buscando produtos que sejam mais saudáveis.

Por isso, uma tendência na área é a criação de bebidas mais saudáveis, produzidas com ingredientes naturais e que são benéficos para o organismo humano. Nesse cenário, há também uma procura crescente por bebidas sem álcool.

A maior prova de que a busca por produtos sem álcool está aumentando cada vez mais é que grandes marcas conhecidas por suas cervejas e outras mercadorias alcoólicas estão fabricando linhas não alcoólicas para seus consumidores.

Sendo assim, desenvolver bebidas mais saudáveis para as pessoas pode ser uma ótima ideia para começar nesse mercado.

Embalagens atraentes e sustentáveis

Além de se preocuparem com a saúde, os consumidores também estão cuidando mais do meio ambiente a cada dia que passa. Portanto, eles preferem consumir produtos que consideram a preservação do planeta em suas fabricações.

Uma forma básica e bem eficiente de colaborar com a sustentabilidade é utilizar embalagens que sejam sustentáveis. Elas podem ser, por exemplo, biodegradáveis, recicláveis ou reutilizáveis.

As embalagens ainda devem ser atraentes para completar a experiência positiva dos clientes e mostrar o cuidado que a marca tem com todos os detalhes de seus produtos.

Para criar exemplares sustentáveis e atraentes, é muito importante não ter medo de inovar. Já pensou em vender vinhos em lata em vez de garrafas de vidro? Diversas empresas do ramo estão fazendo essa mudança ou já nascendo com embalagens nesse formato para colaborar com a sustentabilidade e atrair especialmente os jovens.

Experiências novas e incríveis

A experiência dos clientes é muito valorizada atualmente em diversos mercados e no de bebidas isso não é diferente. Os consumidores sabem hoje em dia que a opinião deles é bastante relevante e, por isso, eles cobram as ações que esperam das marcas.

No ramo de bebidas, muitos clientes buscam ter experiências novas e positivas com os produtos. Então, as empresas oferecem essas sensações para eles. Mas, as experiências positivas não se resumem só ao consumo de bebidas de alta qualidade e com sabores excelentes.

Para fornecer essas vivências novas e incríveis, muitos negócios estão apostando na multissensorialidade. Algumas tendências para oferecer experiências inovadoras são a criação de bebidas que mudam de coloração com a adição de um ingrediente, têm texturas diferentes e que dão a sensação de refrescância ou de calor.

 

Por que investir nesse mercado

Até aqui, você pôde descobrir um pouco sobre os dados do mercado de bebidas, quais são os produtos mais consumidos pelos brasileiros e quais as tendências que estão ditando o desenvolvimento de mercadorias no ramo.

Isso é ótimo para entender melhor o setor, mas agora vamos listar para você os 4 principais motivos para abrir uma empresa nesse mercado. Dessa forma, você vai compreender como é vantajoso fazer um investimento na área:

#01 Oferece várias áreas de atuação

Existem muitas opções de mercadorias que podem ser fabricadas no mercado de bebidas. Sua marca pode, por exemplo, produzir apenas diferentes linhas de cervejas ou vinhos. Ela pode até mesmo começar com um único produto e, aos poucos, ir desenvolvendo outras linhas para os consumidores.

Se preferir, você também pode ter uma empresa que vende diferentes tipos de bebidas alcoólicas ou até focar em bebidas sem álcool. O mercado de bebidas oferece várias possibilidades e você é capaz de escolher aquela que mais lhe agrada.

Essa variedade é boa, não só porque permite que você trabalhe com algo que lhe encanta, mas também porque fornece vários caminhos para a sua empresa se expandir quando estiver consolidada em seu ramo.

#02 Grande público consumidor

Como foi dito, o Brasil é o quinto país que mais consome álcool na América Latina, sendo 8,7 litros per capita anualmente. Ou seja, o público do mercado de bebidas é amplo e consome regularmente suas bebidas preferidas.

Ter um grande público e que ainda compra os produtos com frequência é excelente, porque assim quando sua empresa conquista parte dos consumidores, ela ganha clientes fiéis. Ter essa base é muito importante para garantir que sua empresa vai ter vendas todos os meses.

E, no ramo de bebidas, sua marca não precisa conquistar todo o público do mercado de bebidas. Ela pode focar em um nicho, como o de cervejas não alcoólicas, e trabalhar para fidelizar as pessoas desse grupo.

#03 Consumidores procuram novos sabores

É verdade que quando consumidores encontram uma bebida que gostam, como um suco, café ou cerveja de uma empresa específica, eles tendem a comprar essa mercadoria regularmente.

Contudo, o público do mercado de bebidas também gosta de experimentar novos sabores e ter experiências diferenciadas, como as tendências deixaram claro. Então, há espaço no setor para novas marcas que oferecem produtos saborosos e de qualidade.

Se eles tiverem propostas sustentáveis e saudáveis, inclusive, podem conquistar uma parcela importante do público mais jovem.

#04 O setor não sofre tanto com crises

Crises econômicas, políticas ou sanitárias são momentos que trazem bastante incerteza para as pessoas. Por isso, o comum é que elas cortem alguns de seus gastos para economizar dinheiro.

Porém, mesmo com os cortes, dificilmente as pessoas param de comprar as bebidas que gostam. Elas podem até diminuir um pouco a frequência, mas não eliminam totalmente as aquisições.

Afinal, bebidas fazem parte de vários momentos gostosos e marcantes da vida, como reuniões entre amigos, aniversários, festas e até pequenas sessões de cinema em casa.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, as vendas de cervejas e vinhos dispararam no Brasil, segundo a IstoÉ. Esse aumento foi impulsionado parcialmente porque bares e restaurantes estavam fechados, então as pessoas passaram a comprar suas bebidas preferidas para tomá-las em casa.

Independentemente do motivo dessa alta, é muito importante saber que esse mercado tem uma certa garantia de receita mesmo em momentos incertos.

O mercado de bebidas oferece várias possibilidades, tem um público grande, fiel e que deseja descobrir frequentemente novos sabores. Sendo assim, investir nesse setor é uma ideia muito interessante.

Caso você já tenha uma ideia de produto para lançar nesse ramo, mas não saiba muito por onde começar, entre em contato conosco. Dessa forma, podemos lhe ajudar a desenvolver sua mercadoria e a consolidar sua empresa no mercado de bebidas!  

0 0 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
suplementos alimentares diversos e coqueteleirapessoa fazendo teste em laboratório

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!