fbpx

Consumo e mercado de alimentos saudáveis no Brasil

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Manter uma alimentação saudável é sempre importante, mas durante um surto pandêmico esse hábito se torna ainda mais essencial. Afinal, o consumo de alimentos saudáveis traz diversas vantagens para o organismo das pessoas, ajudando inclusive no aumento da imunidade.

Muitos brasileiros sabem da importância de consumir alimentos saudáveis e é por isso que esse mercado se mostra cada vez mais atrativo para os empreendedores do país. 

A seguir, mostraremos dados sobre a busca por esses produtos durante a pandemia, o mercado e os benefícios que eles oferecem para que você saiba mais sobre o ramo. Continue lendo e confira!

 

Compra de alimentos saudáveis durante a pandemia no Brasil

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), o consumo de produtos orgânicos no Brasil cresceu 44,5% de março a outubro de 2020.

Já as primeiras análises do estudo NutriNet Brasil, realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), mostraram um aumento no consumo médio e generalizado de frutas, hortaliças e feijão. 

A ingestão desses alimentos aumentou 4,4% entre janeiro e maio de 2020, indo de 40,2% para 44,6%.

Os pesquisadores do estudo NutriNet Brasil possuem duas hipóteses para o aumento desse consumo recentemente. Uma delas é que as pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, estão cozinhando mais. E o aumento de refeições realizadas em casa pode contribuir para o crescimento de uma alimentação saudável.

A outra hipótese é que os brasileiros estão mais preocupados com a própria saúde devido à pandemia. Então, a população está buscando consumir alimentos mais benéficos para a saúde, que ajudam a aumentar a imunidade do organismo.

 

Benefícios de ter uma alimentação saudável

Alimentos saudáveis possuem vários componentes que auxiliam muito na melhora da saúde e do bem-estar das pessoas no dia a dia, como minerais, vitaminas e proteínas. Por isso, manter uma dieta equilibrada com esse tipo de produto é uma ação que está atraindo cada vez mais brasileiros.

Abaixo, listamos 4 dos principais benefícios de ter uma alimentação saudável que estão conquistando as pessoas:

Fortalecimento do sistema imunológico

A melhora do funcionamento do sistema imunológico é uma das maiores vantagens de consumir produtos saudáveis regularmente, porque assim é possível prevenir o contágio de doenças ou infecções.

Como foi dito, o fortalecimento desse sistema pode ser um dos motivos pelos quais os brasileiros aumentaram a compra de alimentos saudáveis durante a pandemia. Dessa forma, eles estariam com as defesas imunológicas mais bem-preparadas para combater o coronavírus.  

Melhora a qualidade do sono

Certos alimentos naturais aumentam a quantidade de melatonina no organismo, que é uma substância conhecida como o hormônio do sono.

Ela é chamada assim por muitos, porque é produzida pelo cérebro justamente para que o organismo entenda que a hora de dormir se aproxima. A melatonina é fabricada conforme o dia vai escurecendo para que o corpo vá se acalmando e se preparando para dormir.

Como alguns alimentos saudáveis aumentam a quantidade dessa substância no organismo, eles podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Ou seja, a fazer com que as pessoas durmam mais rápido e acordem menos durante a noite.

Aprimora a concentração

Uma alimentação saudável também promove uma melhora em todo o sistema nervoso. Sendo assim, esses produtos aprimoram a concentração de seus consumidores, a memória e até o rendimento no cotidiano.

Esse é um grande benefício, porque pode ajudar as pessoas a obterem melhores resultados nos estudos e no trabalho. Durante a pandemia, aproveitar essa vantagem é ainda mais necessário, já que manter a concentração no serviço ou em estudos com tantos acontecimentos pode ser uma tarefa difícil.

Aumenta a disposição e bem-estar

Graças aos seus componentes, os alimentos naturais ou orgânicos também são capazes de fornecer energia para as pessoas. Eles ainda auxiliam a melhorar o funcionamento do metabolismo.

Devido a essas ações, esses produtos aumentam a disposição dos indivíduos no dia a dia. Isso é ótimo, porque assim eles conseguem fazer mais tarefas, como trabalhar, praticar exercícios físicos e limpar a casa, e essas ainda são realizadas com mais facilidade e qualidade.

Além do fortalecimento do sistema imunológico, essas outras vantagens fornecidas pelos produtos saudáveis também são muito importantes durante a pandemia. Elas são significativas, pois os acontecimentos recentes provocaram mudanças e incertezas que afetaram igualmente a disposição, energia e saúde mental dos indivíduos, ademais da física.

Então, manter uma alimentação saudável pode ser uma forma de conseguir fortalecer tanto o físico quanto a mente.

 

Desempenho do mercado de alimentos saudáveis pós-pandemia

Como os dados mostraram, os brasileiros aumentaram o consumo de alimentos saudáveis durante a pandemia de Covid-19, provavelmente porque passaram mais tempo em casa e desejavam fortalecer a imunidade.

Mas, é importante destacar que o mercado de alimentos saudáveis tem tudo para continuar crescendo mesmo após o fim do distanciamento social no Brasil. É muito provável que ele continue em alta, porque os brasileiros já vinham se preocupando com os produtos que consumiam antes de 2020.

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor, o mercado de alimentação brasileiro ligado à saúde e bem-estar cresceu 98% de 2009 a 2014. Neste ano, esse mercado se tornou o quarto maior do mundo, movimentando US$ 35 bilhões ao ano.

Além disso, segundo um levantamento da Organis, o setor de produtos orgânicos teve alta de 30% no ano passado inteiro e movimentou R$ 5,8 bilhões no país. Esse crescimento é muito importante, se for considerado que o Brasil já enfrentava a pandemia.

Contudo, o aumento não foi uma surpresa, pois o setor cresceu 15% em 2019. Então, esse crescimento está sendo visto como uma consolidação do consumo de alimentos saudáveis na sociedade.

Portanto, investir nesse mercado e desenvolver novos produtos para a área é uma ótima ideia. Afinal, os dados mostram que há um grande público interessado nesses alimentos e, provavelmente, ele ainda vai aumentar nos próximos anos.


Sendo assim, se você deseja empreender ou melhorar seus lucros, o que acha de desenvolver produtos para o setor de alimentos saudáveis? Antes de decidir qual item fabricar, confira quais são as tendências para o mercado alimentício em 2021 para poder fazer um investimento certeiro!

5 2 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
suplementos alimentares diversos e coqueteleira

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!