fbpx

Como você pode aproveitar o início de 2021 para inovar e desenvolver um novo produto alimentício

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O ano novo por si só já diz muito sobre o início e o fechamento de ciclos e isso é algo que todos nós já sabemos e celebramos. Além disso é uma época que aproveitamos para nos reunirmos com pessoas amadas e realizarmos uma ceia típica com alimentos muito saborosos.

E além de ser uma celebração importantíssima, o ano novo também vem com tendências promissoras para 2021.

Hoje vamos conversar um pouco sobre as origens dessa festa e sobre como ela pode impactar o seu negócio e te ajudar a desenvolver um novo produto inovador no ramo dos alimentos.

 

As épocas de colheita e as origens do ano novo

Se nós pararmos para pensar, o ano novo não passa de um dia qualquer, porém o que não se fala muito é que o significado atribuído a ele por tantas pessoas, de passagem de ciclo, carrega uma história de muitos anos.

Tudo começou há mais de 11 mil anos, onde o ser humano sobrevivia através da caça e não era muito explorada a alimentação baseada no plantio de vegetais e plantas comestíveis, pois se tinha que nada conseguia se sustentar ao longo dos tempos.

E como essa celebração de fato foi definida?

Bom, na verdade a ação revolucionária que transformou o modo como nos alimentamos foi a agricultura, e junto dela surgiu uma ferramenta que parece simples, mas que na época foi muito transformadora: o calendário.

A atenta observação do clima, da posição das estrelas e do céu foi o que efetivamente transformou a vida de muitos e desenvolveu o plantio de sementes que seriam tão importantes para a alimentação atual. Vale comentar também que o calendário da época não é o mesmo que conhecemos hoje, ele sofreu algumas alterações ao longo dos tempos.

Juntando tudo isso percebeu-se que ao longo de um ano completava-se um ciclo, que trazia junto o fim do momento mais frio do ano no hemisfério norte e o período das melhores colheitas. Esse ciclo atualmente é compreendido como a volta do planeta Terra ao redor do Sol.

E foi assim que a festa de ano novo surgiu, com o intuito de celebrar as boas épocas de colheita que estariam por vir.

 

Qual a relação do ano novo com o desenvolvimento de produtos?

Eu imagino que você deve estar pensando “o que isso, de fato, tem de relação com o meu negócio e com o desenvolvimento de uma nova ideia, de um novo produto?”, deixa que eu te conto.

Quer melhor época para estar com as energias renovadas e se jogar em algo novo? Ao final de um ano, muitas pessoas determinam diversos novos objetivos para se seguir no próximo ano, mas a verdade é que se você não traça um principal caminho certo para seguir você não vai a lugar nenhum.

Bom, então a ideia é que você aproveite esse momento para pensar no seu negócio e aproveitar o clima de renovação para também poder inovar, como com o desenvolvimento de algum produto.

Somando a isso se tem que no início do ano, muitos empreendedores realizam os seus planejamentos financeiros e estratégicos, sendo uma boa época para adicionar uma nova ideia aos seus negócios. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre planejamento estratégico.

Além disso, para obter muito sucesso, deve-se estar atento as maiores tendências de inovação do momento. A seguir vou te contar um pouquinho mais sobre quais são essas tendências no ramo alimentício.

 

Novas tendências no mercado alimentício para 2021

A maioria das novas tendências de alimentação para o ano de 2021, que já foram muito introduzidas durante os anos anteriores, se relacionam com o estilo de vida saudável. Se você não conhece muito sobre, fica tranquilo e deixa que eu te conto um pouquinho mais.

Comida fitness

O estilo de vida fitness é ainda muito estimado pelo brasileiro, muitas das pessoas gostam de manter uma rotina de alimentação equilibrada e constância nos exercícios físicos.

Durante os últimos anos esse mercado teve um crescimento de quase 100% aqui no Brasil, e se jogar nessa área com certeza é uma perspectiva muito boa para o sucesso.

A opções são diversas de como inovar nesse setor, e por ainda estar em crescimento, o desenvolvimento de novos produtos pode ser muito interessante para um empreendedor focado em renovações para o ano novo.

Se interessou? Acesse o nosso post sobre comidas fitness!

Alimentos sem glúten

A tendência a inovação no mercado de alimentos sem glúten surgiu inicialmente por conta da doença celíaca, que consiste em uma sensibilidade aos produtos que contém glúten, podendo desenvolver diversos sintomas graves nas pessoas que a possuem.

Além disso se tem que esses alimentos passaram a ser procurados por pessoas que não possuem a doença celíaca, esse é um dos vários motivos para se investir no mercado glúten-free!

Comidas veganas

O veganismo é um movimento que luta contra a crescente exploração dos animais no mundo. Ele está se tornando cada vez mais forte no Brasil e pode ser muito interessante investir em desenvolver produtos que carreguem esse significado.

A dieta vegana exclui todas as formas de crueldade contra os animais. Essa crueldade está presente não só no mercado alimentício, como também na indústria da moda e dos cosméticos. Deve-se atentar, pois se tem uma diferença muito significativa entre o veganismo e o vegetarianismo, sendo o segundo focado apenas no ramo alimentício.

Confira nosso post específico sobre o veganismo!


Se você se interessou por alguns desses temas e quer inovar para o próximo ano lembre-se de entrar em contato conosco, para que possamos te auxiliar a seguir o melhor caminho de sucesso para 2021!

5 1 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
1 Comentário
Mais novo
Mais velho Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernanda
Fernanda
Visitante
3 meses atrás

Muito bom!

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

1
0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!