fbpx

Quais os produtos cosméticos mais vendidos?

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O setor de cosméticos no Brasil é muito lucrativo, tanto que o impacto da pandemia de Covid-19 foi menor nesse mercado que em outros. A procura por alguns produtos cosméticos até aumentou nesse período.

Se você tem um negócio no ramo de cosméticos, é muito importante saber quais são as mercadorias mais vendidas, principalmente em momentos de crise como o da pandemia, para produzi-las também. Dessa forma, você consegue ter uma garantia de venda mesmo em períodos mais conturbados.

Para te ajudar nessa descoberta, vamos listar neste post quais são os produtos cosméticos mais vendidos no Brasil. Confira!

 

Vendas de cosméticos durante a pandemia

Antes de mostrar os produtos mais vendidos no Brasil, é importante deixar claro que houve uma mudança significativa de comportamento entre os consumidores durante a pandemia.

Nesse momento em que as pessoas ficaram em casa, elas passaram a valorizar mais o cuidado pessoal, tanto físico quanto mental. Afinal, elas tiveram que ficar mais tempo na própria companhia, prestaram atenção em si mesmas e ainda ficaram cada vez mais preocupadas com a saúde, já que esse tema se mostrou mais importante que nunca.

Você com certeza notou essa mudança em si mesmo, em amigos ou familiares, não? E percebendo isso em pessoas mais próximas, pode-se concluir que como um todo a venda de produtos cosméticos relacionados ao cuidado do rosto e da pele aumentou durante a pandemia.

As escolhas de compras dos clientes focaram bastante na prevenção e restauração da pele em vez de somente mirar em formas de disfarçar ou esconder detalhes indesejados.

Para você compreender melhor o tamanho dessa mudança, veja os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC): as vendas de mercadorias relacionadas a cuidados com o rosto cresceram 30,9% em 2020 em comparação a esse mesmo período em 2019. Já o crescimento de 2019 para 2018 nessa época foi de apenas 9,4%.  

De acordo com especialistas, o aumento na vontade de tratar a pele do rosto também pode ter sido incentivado pelo uso de máscaras e pela exposição da face em chamadas de vídeo.

 

Produtos cosméticos mais vendidos

Tendo em mente essa mudança de comportamento dos consumidores, veja agora a lista de 7 produtos cosméticos mais vendidos no Brasil:

Álcool em gel

Apesar de muitas pessoas não conhecerem essa informação, o álcool em gel é classificado como um item cosmético, segundo a ABIHPEC. Ele foi muito vendido em 2020 devido à pandemia de Covid-19 e, por isso, está entre os produtos cosméticos mais adquiridos pelos brasileiros.

A grande procura por álcool em gel foi uma das responsáveis, inclusive, pelo crescimento do setor de cosméticos em 2020. Esse produto ainda está sendo bastante vendido em 2021 e tudo indica que ele vai ficar em alta por mais algum tempo. Então, ele pode ser uma boa adição para o seu catálogo de produtos.  

Sabonete líquido

Mais um item que é classificado como cosmético é o sabonete líquido, tanto para uso corporal quanto facial. Suas vendas já eram altas no Brasil, mas elas cresceram durante a pandemia, já que o sabonete é fundamental para ajudar na proteção contra vírus e bactérias e acaba se encaixando também na categoria de skin care.

Portanto, esse foi outro produto que ajudou o setor de beleza e cuidados pessoais a se manter e até crescer ao longo da crise de Covid-19.

Protetor solar

O protetor solar é muito importante para todas as pessoas, porque protege a pele dos raios uv e evita o aparecimento de doenças, queimaduras e insolação. Ainda o seu uso se torna muito importante quando falamos de home office, pois as pessoas acabam passando mais tempo em frente às telas do computador e do celular, o que também pode ser prejudicial a saúde da pele. Por esses motivos, o protetor solar acaba sendo um artigo que está frequentemente entre os cosméticos mais vendidos no Brasil.

Com o aumento da preocupação dos consumidores a respeito da saúde da pele, a busca por esse item pode ser ainda maior. Sendo assim, se você ainda não produz protetor solar, adicionar ele ao seu catálogo também pode ser uma ótima ideia (desde que faça sentido para sua marca).

Cremes hidratantes

Atualmente, existem cremes hidratantes feitos para hidratar diferentes regiões, como somente as mãos, os pés, o rosto ou até aqueles que podem ser usados em todo o corpo. Mas, de forma geral, todos eles também sempre transitam entre os cosméticos mais vendidos no país.

Como as pessoas estão cuidando melhor da pele, essa busca tende a continuar e até a crescer. É interessante observar ainda que os cremes hidratantes que são feitos com elementos orgânicos, não testam em animais ou são veganos estão cada vez mais em alta.

Então, caso sua empresa produza cremes hidratantes, é importante se atentar a esses detalhes para fabricar produtos que correspondam às preferências dos clientes.

Cremes antissinais

Assim como os hidratantes, os cremes antissinais conquistaram os brasileiros. Na pandemia, a procura por eles ainda teve um aumento superior a 10%. Esse crescimento se deve novamente ao cuidado maior que os consumidores estão tendo com a pele, mas não somente a isso.

A tendência de “well-aging”, que estimula a aceitação do envelhecimento e o tratamento da pele para que ela seja saudável e natural, é outro responsável pelo aumento da venda de cremes antissinais.

Água micelar

É essencial limpar a pele para cuidar bem dela, não é mesmo? Por isso, a água micelar, que retira impurezas e sujeiras desse tecido, também é um dos cosméticos mais vendidos atualmente no Brasil.

E, como é necessário limpar o rosto regularmente, a água micelar pode ser incluída nos produtos que dificilmente vão ser abandonados pelos consumidores em momentos de crise.

Shampoos

Além da skin care, ou seja, dos cuidados com a pele, o hair care foi mais um movimento que caiu no gosto dos brasileiros. Portanto, os consumidores sabem da importância de cuidar do cabelo frequentemente.

Sendo assim, o shampoo é outro artigo que está entre os mais vendidos por aqui. E, da mesma forma que os cremes, os shampoos que são sustentáveis, orgânicos ou veganos estão se tornando os preferidos de muitos compradores. Por isso, você tem que pensar bem nessas características se for vender shampoos em sua empresa.


Atualmente, esses são os produtos cosméticos mais vendidos no Brasil. Então, que tal melhorar a sua produção para que seus produtos sejam mais satisfatórios para seus clientes ou até mesmo oferecer um novo? Entre em contato conosco para que a EJEQ possa te auxiliar nesse processo!

5 2 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
Setor de cosméticos

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!