fbpx

Cosméticos veganos: como começar a investir nesse mercado?

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Os cosméticos estão presentes e são essenciais para todos nós, mas mesmo um mercado tão consolidado e extenso se transforma a cada dia com novas tendências e inovações.

Hoje podemos observar um grande crescimento do setor de cosméticos veganos e naturais, principalmente pela maior presença de temas como sustentabilidade sendo discutidos.

No post de hoje vou mostrar alguns passos para que você possa utilizar essa incrível oportunidade de expandir seu público-alvo ou até mesmo lançar uma nova empresa no mercado!

 

Por que investir em cosméticos veganos?

O mercado de cosméticos veganos vem crescendo no Brasil, juntamente com os alimentos dessa classificação, pois aliados a esse tipo de matéria-prima, esse ramo de produtos traz consigo diversos benefícios. Como uma percepção mais saudável de tal mercadoria ou maior sustentabilidade e responsabilidade ecológica na produção.

Dessa forma, investindo em um mercado como esse, sua empresa passará a ser vista com olhares diferentes, se destacando da concorrência, pois carregará nesses produtos a importância que a marca dá ao meio ambiente, possibilitando uma aceitação ainda maior dos seus produtos no mercado.

 

Passo a passo

Como qualquer tipo de produção, ingressar no mercado de cosméticos pode ser algo complexo e aparentemente inalcançável, mas vou te dar algumas dicas que podem facilitar esse processo e aumentar suas chances de sucesso.

Estude o mercado

Antes de qualquer ação para se inserir no mercado, é necessário o entendimento do ramo que se deseja atuar. O ramo de cosméticos passa por transformações constantemente e o que é procurado hoje pode deixar de ser em alguns meses.

Tendo isso em mente, percebemos a importância de conhecer essa área de atuação: saiba e estude as tendências do mercado e o que os concorrentes oferecem, pois, dessa forma, você poderá oferecer um diferencial atrativo em seu produto ou até mesmo lançar um produto completamente novo e inovador.

Nessa etapa, uma ferramenta que pode facilitar o seu trabalho é uma análise de mercado, já que assim você pode entender como o mercado desse tipo de produtos se encontra atualmente e qual será a aceitação do seu produto antes mesmo de começar a produção.

 

Defina sua prioridade

Para aumentar suas chances de sucesso, é interessante que seus esforços sejam focados em um produto de cada vez, permitindo que você dedique sua atenção completamente a ele.

Determine o tipo de cosmético que pretende vender, utilize do seu conhecimento de mercado para saber o que os consumidores desejam e lhes entregue isso. Decida aqui o produto que deseja comercializar.

Desenvolva o seu produto

Com o conhecimento obtido na etapa anterior, você pode decidir se deseja ou não seguir com a sua ideia. Caso opte por dar continuação ao projeto, o próximo a se fazer é obter uma formulação com as características desejadas.

Nesse ponto do processo será necessário definir a matéria prima preferida a ser utilizada, assim como os princípios ativos que estarão presentes no produto final e a rota de preparo do seu produto, caso haja mais de uma.

Para que isso seja feito da melhor forma possível, recomendo a contratação de uma consultoria especializada. Outra forma de atuação de uma consultoria é na melhoria de um produto já existente, dando a ele características cada vez melhores.

Esse foi o caso da Dicas Cosméticos, que conseguiram corrigir os problemas em seu produto, uma pomada capilar que sofria de uma separação de fases.

Crie um protótipo

Após a definição da formulação, faça uma pequena quantidade do seu produto para verificar se ele atende às suas necessidades. Dessa forma, será possível realizar alguns ajustes e mudanças na sua formulação ou no processo para que seu produto seja o melhor possível.

Legislação

Com o seu novo cosmético pronto, é necessário adequação legislativa dele e de sua produção para que você possa iniciar as vendas.

Lembre-se que há uma série de exigências de órgãos regulamentadores para que você esteja de acordo com as leis vigentes. Porém, como o nosso foco é no seu produto, devo ressaltar que as exigências previstas na RDC nº 48, de 25 de outubro de 2013 devem ser todas atendidas.

 

Algumas dicas para ingressar no mercado de cosméticos veganos

Aposte na terceirização

Cuidar de uma produção completa com certeza não é uma tarefa fácil, mas, felizmente, temos alternativas para contornar essa preocupação. Você pode ter parte de sua renda proveniente da venda de um novo cosmético sem a dor de cabeça de gerir uma fábrica.

Procure alguma produção confiável, que entregue os seus cosméticos com o padrão de qualidade que seus clientes merecem e nos prazos estipulados.

Empresas já consolidadas podem ser a melhor opção para a terceirização, pois provavelmente podem atender às suas necessidades desde a produção até o envase do seu cosmético pronto, mas para que tudo isso dê certo, é necessário comunicar com clareza o seu pedido.

Não traga mais do mesmo

O mercado de cosméticos está cheio, basta observar as prateleiras de um supermercado ou farmácia para concluir que existe uma infinidade de produtos cosméticos disponíveis no mercado.

Portanto, se faz necessário algo que destaque o seu produto de todos os outros, seja ele o preço reduzido, a matéria prima utilizada ou os benefícios que oferece.

Uma forma de destacar o seu produto é a utilização apenas de insumos veganos e naturais, por exemplo. Visto que esses ramos de mercado vêm crescendo cada vez mais no Brasil, os tornando uma ótima oportunidade de investimento.


E aí, entendeu como você pode explorar o mercado de cosméticos? Sobrou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco, que responderemos o mais rápido possível!

5 3 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma referência no mercado? história de sucesso? inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma referência no 
mercado?
história de 
sucesso?
inspiração?

Conte-nos como
podemos te ajudar!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
cosméticos naturaisSetor de cosméticos
idv-black-friday-1

15% OFF em todo o site

Days
Hours
Minutes
Seconds
Nossa Promoção Acabou!

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!