O mercado alimentício é um setor amplo, e também muito competitivo. Inovar e atuar no desenvolvimento de produtos novos aos consumidores deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade para o crescimento das empresas.
Apesar disso, o processo de criação e produção de novas ideias requer muito cuidado e estudo, para que esse processo não se torne um problema no futuro.
No post de hoje, irei explicar sobre as principais etapas para realizar o desenvolvimento de produtos de forma segura e planejada!
Desmistificando o que é um desenvolvimento de produtos
Primeiramente, precisamos deixar claro que o desenvolvimento de produtos não consiste apenas na criação de alimentos complexos e totalmente fora da realidade em indústrias de ponta de linha.
É aconselhado que qualquer produto novo que você coloque no mercado passe pelas etapas que eu vou explicar a seguir. Seja o desenvolvimento de um cultivo hidropônico urbano, um refrigerante de guaraná com canela ou um pão de mel com sabor diferente!
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Por onde começar
Ter uma ideia inovadora é difícil e colocá-la em prática pode ser ainda mais desafiador. Para que o processo de desenvolvimento seja menos turbulento possível, existem alguns passos e dicas que podem guiar esse novo projeto.
Análise de mercado
Como etapa inicial, precisamos entender que uma inovação surge por conta de uma dor que o mercado possui. Ou seja, desenvolver novos produtos sem saber se o mercado realmente pede por essa nova ideia pode ser uma cilada!
É preciso entender as tendências da sua área de atuação, para qual caminho seus concorrentes estão andando e as principais reclamações e sugestões de clientes sobre os produtos do seu setor.
Além disso, com essa análise, você consegue tanto criar novas ideias, quanto entender se algo seria bem aceito pelo mercado!
Análise de viabilidade
Após a coleta de dados, é preciso avaliar a aplicabilidade financeira da ideia, buscando maximizar os lucros da empresa.
Desse modo, é preciso entender a viabilidade financeira e econômica do desenvolvimento, tomando como base o Retorno sobre Investimento (ROI) avaliado desde a criação até a distribuição do produto. Ou seja, precisaremos avaliar se o capital investido para o desenvolvimento e produção possuirá retorno, em quanto tempo isso acontecerá e se ele produzirá os lucros desejáveis.
O desenvolvimento
Com uma ideia concreta para ser produzida e as análises feitas corretamente, podemos passar para a parte mais aguardada: o real desenvolvimento de produtos!
Ante de mais nada, precisamos ter calma para não se perder no caminho. Temos que entender que cada produto possui suas propriedades e características, e entender cada uma delas pode ser o diferencial que vai te ajudar a solucionar diversos problemas que costumam surgir.
Estudo de ingredientes
Criar uma receita do zero, ou adaptar outra existente, requer bastante conhecimento da ação de cada ingrediente, o propósito deles, suas propriedades e o resultado da interação entre vários componentes.
Com isso, você consegue muito mais facilmente reconhecer as melhores opções para compor a receita e prevenir que problemas indesejados ocorram com o produto.
Por exemplo, uma mistura inadequada de dois componentes pode gerar uma cor bastante desagradável ao seu produto, ou utilizar uma temperatura de forno elevada pode ser a causa de o desenvolvimento não dar certo!
Testes
Após um período de estudos aprofundados e um embasamento teórico bastante desenvolvido, é hora de realizar os testes!
Durante as pesquisas podemos levantar diversas possibilidades de ingredientes, receitas e misturas para compor nosso novo produto, mas precisamos ter uma coisa em mente: a testagem serve justamente para adaptar e aperfeiçoar nossos estudos.
Apesar de ser uma etapa muito importante, é muito difícil basear nosso desenvolvimento apenas na teoria. Precisamos complementar tudo que aprendemos com a experiência nas cozinhas e aprimorar o resultado que obtivemos.
Além disso, é recomendado que todos esses testes sejam acompanhados de anotações constantes de tudo que está acontecendo, os problemas que ocorreram e os acertos também. Assim, a gente consegue evitar cometer os mesmos erros e consegue analisar mais precisamente o que precisa ser alterado para conseguir uma receita perfeita!
Análise Sensorial
Além de toda a pesquisa de viabilidade feita sobre o produto, é importante também que o público que vai consumir esse alimento o aprove sensorialmente – em outras palavras, as pessoas precisam avaliar se os testes ficaram gostosos!
Essa etapa é essencial para botar as melhores opções para avaliação e chegar na melhor formulação possível.
Para realizar essa análise, existem diversas metodologias que podem ajudar a tornar o processo mais fácil e assertivo também – é só clicar ali em baixo para baixar um e-book completo sobre o assunto!
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Patenteamento
Com os testes finalizados e aprovados pelo público, podemos realizar um processo um pouco mais complexo para garantir a exclusividade industrial do produto.
Esse processo, chamado de patenteamento, é realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e concede o direito de uso e venda do produto, além de liberdade legal de impedir sua produção por terceiros.
Caso você tenha interesse em ler mais sobre o assunto, temos um post específico sobre patenteamento e como conseguir a carta de exclusividade!
Atenção às mudanças do mercado
Mesmo depois de todos os estudos e testes feitos, é importante sempre estar atento à situação do seu produto, para garantir que ele esteja acompanhando as tendências do mercado.
Com o tempo, certas mercadorias acabam perdendo seu valor. Por isso, é interessante estar de olho na satisfação dos seus consumidores, e estar sempre aberto para possíveis modificações no seu processo.
Temos que lembrar que o processo de inovação, em qualquer setor, é constante. A todo momento novas dores do mercado surgirão e sua empresa precisará estar pronta para solucioná-las!
E então, tem alguma ideia para implementar no mercado e precisa de ajuda para começar? Entre em contato conosco e se torne referência no setor alimentício!