Para vender cosméticos e ter uma empresa bem-sucedida nesse mercado, é preciso mais do que criar excelentes produtos. O seu negócio deve ter também ótimas embalagens para as mercadorias, como os perfumes, cremes e produtos para a higiene.
Mas, como saber qual é a embalagem ideal para seus artigos de beleza e cuidados pessoais? Para isso, existem certos pontos que você deve observar em suas embalagens antes de utilizá-las.
A seguir, explicaremos o porquê da embalagem ser tão importante e como você pode escolher o modelo ideal. Dessa forma, você pode melhorar os serviços de seu negócio e aumentar suas vendas. Confira!
Por que a Embalagem para Cosméticos é tão Importante
Em um mercado competitivo como o cosmético, as empresas precisam encontrar formas de se destacarem em meio as concorrentes. Elas têm, por exemplo, que criar produtos de qualidade que realmente funcionem.
Além de que elas também precisam produzir embalagens atraentes para chamar a atenção dos consumidores, seja nas prateleiras ou até em uma loja virtual. Nesse ramo, em que existem diversas mercadorias boas e eficazes, essa é uma forma muito interessante de se destacar e ela tem poder de realmente influenciar na decisão de compra do consumidor.
Uma embalagem ideal consegue conquistar e convencer os clientes, visto que, atualmente, boa parte deles deseja ter uma experiência única durante a aquisição do produto e não só comprar um cosmético. Lembre-se que é “a primeira impressão é a que fica“.
Ou seja, os consumidores querem conhecer a personalidade da marca, conferir se ela é boa e saber quais são os seus valores para se certificarem de que concordam com ela. E uma embalagem de qualidade consegue passar todas essas informações para as pessoas. Sendo assim, você precisa se dedicar para encontrar o modelo ideal para os artigos de seu negócio!
Como escolher a Embalagem Ideal
Agora, entendendo mais a importância da embalagem para cosméticos, confira 6 ações essenciais para garantir que você vai selecionar a melhor para os seus produtos!
#01 Certifique se ela realmente protege seu cosmético
A principal função de uma embalagem sempre vai ser conservar e proteger um produto. Então, ela tem que ser capaz de realizar esse trabalho, caso contrário, ela não serve. Mas para cada tipo de produto, há uma embalagem ideal, com funcionalidades e materiais específicos para a proteção contra fatores externos.
Quando falamos de proteção mecânica, são essenciais, nas embalagens, características como resistência à tensão, rigidez e, por vezes, até resiliência! Contudo, se o objetivo é prevenir atividades biológicas, o material precisa ser impermeável e dificultar a passagem de qualquer substância. E quando digo substância, estou referindo tanto aos gases do ar, quanto aos microrganismos.
Por último, outro foco na escolha da embalagem é o de proteção química. Aqui, é interessante que o material da embalagem seja opaco ou translúcido, por exemplo. Isso porque a luz pode provocar reações no interior do produto.
Dessa forma, antes de pensar em qualquer outra coisa, conheça o seu produto! É muito importante você considerar quais são os “pontos fracos” da sua mercadoria, entender como ela “estraga” e os fatores que podem influenciar na sua validade. Tendo esses problemas em mente, você buscará soluções para contê-los e estará a um grande passo da embalagem certa!
#02 Observe se ela é funcional
Sabemos que uma embalagem de um cosmético líquido, por exemplo, não pode permitir vazamentos. Caso possibilite isso, ela não será funcional e com certeza vai decepcionar os clientes.
Sendo assim, primeiro você tem que garantir que as embalagens de seus artigos conseguem contê-los verdadeiramente. Uma ideia interessante para você ter certeza de que está criando um invólucro funcional é fazer pesquisas de mercado com consumidores.
Dessa forma, você acaba descobrindo quais são os principais problemas que os clientes enfrentam com as embalagens de cosméticos, como no manuseio e no transporte delas. Com essas informações em mente, é mais fácil criar exemplares melhores, certo?
#03 Analise a identidade visual de sua marca
Uma embalagem de qualidade deixa claro para os clientes qual é a personalidade de sua marca. Ela mostra isso principalmente por meio da identidade visual da empresa que está presente nas cores, formas e palavras usadas no envoltório.
Então, a identidade visual do negócio tem que ser muito coerente com os valores e a personalidade dele. Isso é fundamental, porque se essa identidade passar a ideia errada para o consumidor, ele pode acreditar que não se identifica com a marca e acabar comprando o produto de uma concorrente.
Desse modo, antes de criar um modelo, é essencial analisar a identidade visual de sua empresa – caso já exista uma – e verificar se ela está de acordo com a imagem que você deseja transmitir para o público. Se ela não estiver, é necessário fazer mudanças.
#04 Capriche no design da embalagem
Após definir sua identidade visual, é a hora de se dedicar ao design da embalagem. Como foi dito, ele precisa conter a personalidade da marca, as também, ser atraente para o público da empresa.
Caso os seus produtos são voltados para consumidores mais jovens, por exemplo, o design da embalagem tem que chamar atenção deles. Já se o seu público for mais velho, as cores, imagens e ilustrações têm que combinar com a identidade visual da marca e com as preferências desses clientes.
Ainda, lembre-se de não poluir muito o pacote, ou seja, não coloque muitas imagens, textos e ilustrações. É importante tomar cuidado com essa poluição, porque ela pode incomodar seu público e dificultar o entendimento de textos na embalagem.
Para se certificar de que o seu modelo não está poluído e é atraente, o ideal é contratar uma empresa especializada na área de design de embalagens. Aqui, na EJEQ, por exemplo, temos parceria com a Estalo Design, que é especialista nesse tipo de serviço. Assim, ele pode ajudar nossos clientes na melhora das embalagens de seus e seus produtos.
#05 Adicione informações sobre o uso
As informações sobre o uso do produto, como modo de utilização, cuidados e a validade, também necessitam estar presentes em suas embalagens. Dessa maneira, sua empresa mostra que é transparente e que se preocupa com os clientes.
Isso é ótimo, já que aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores com sua marca! Contudo, lembre-se de verificar se esses dados estão legíveis e bem explicados para garantir que o público vai compreender as informações.
#06 Certifique-se de que ela é sustentável
Atualmente, a sustentabilidade é uma grande preocupação de diversos consumidores. Então, eles querem comprar mercadorias de negócios que também se importam com essa questão e procuram diminuir o impacto que causam na natureza.
É por isso, por exemplo, que aumenta cada vez mais a busca por cosméticos veganos. Em relação à embalagem, esses clientes procuram por empresas que utilizam modelos sustentáveis.
Ou seja, que são feitos com materiais recicláveis, orgânicos e que provocam um impacto menor no meio ambiente. Logo, você tem que garantir que seus exemplares sejam sustentáveis, para prejudicar menos a natureza e agradar o seu público!
Se você se atentar a esses 6 itens, com certeza vai escolher a embalagem ideal para os seus artigos! Portanto, lembre-se de nossas dicas na hora de criar ou selecionar os envoltórios de suas mercadorias.
Agora que você sabe como escolher uma embalagem para cosméticos, confira o nosso post sobre os tipos de cosméticos mais vendidos!