Você tem o desejo de ingressar no mercado alimentício com uma ideia nova? Ou pretende expandir a sua marca? Se a sua resposta foi sim para uma das duas perguntas, uma ferramenta muito útil a ser utilizada é a análise de viabilidade. No post de hoje vou explicar como ela funciona e qual a sua importância.

O que é a análise de viabilidade?

A análise de viabilidade é um estudo realizado antes do início de uma nova produção e tem o propósito de avaliar a rentabilidade de um novo serviço, produto, processo ou empresa. O estudo utiliza de algumas análises financeiras para que a tomada de decisões seja feita da melhor forma possível, com todos os dados necessários sendo levados em conta.

Com isso em mente, podemos separar a viabilidade de um projeto em duas frentes: financeira e econômica.

Análise de viabilidade feita com gráficos que mostram tendências do mercado

Fonte: freepik

Viabilidade financeira

Se refere a uma visão vertical do negócio, e nela que se encaixam alguns dos termos já conhecidos no mundo empreendedor, como o Return Over Investment (ROI), ou Retorno Sobre Investimento. Essa taxa se refere ao retorno real obtido com um investimento, considerando os custos e receitas.

Outros fatores analisados são a capacidade de gerar lucro e o capital de giro, que representa os recursos necessários para que o negócio possa gerar esse lucro. Essa métrica é fundamental, pois define quanto deverá ser investido inicialmente até que a empresa se torne autossuficiente.

Viabilidade econômica

Diferentemente da última, essa diz respeito a um conjunto de opções a serem tomadas, visando os diferentes caminhos e os benefícios de cada escolha. Para a tomada da decisão, são utilizados como parâmetros a viabilidade financeira, o ROI e o capital de giro de cada opção.

A viabilidade econômica compara os parâmetros citados de diversas opções para saber qual investimento tem o maior potencial de sucesso.

Além disso existem mais algumas métricas a serem analisadas:

  1. Payback: Este indicador informa em quanto tempo o investimento se pagará.
  2. TIR (Taxa Interna de Retorno): Ele mede a rentabilidade do projeto. Para um projeto ser considerado economicamente viável, a TIR deve ser maior que a TMA.
  3. TMA (Taxa Mínima de Atratividade): Isso representa a rentabilidade mínima necessária para tornar o investimento atrativo em comparação a outras opções com menor risco.
  4. VPL (Valor Presente Líquido): Ele calcula o valor presente dos pagamentos a serem feitos, descontando juros e taxas específicas, subtraindo a Taxa Mínima de Atratividade.

Quais são as etapas de uma análise?

Se você pensa em fazer uma análise de viabilidade, você provavelmente tem uma ideia em mente. E esse é o primeiro passo para que a análise seja feita. A ideia pode ser de abrir um novo negócio, fundar uma nova filial de sua empresa, ou até mesmo lançar um produto completamente novo no mercado.

Não importa qual é o seu caso, um estudo de viabilidade será extremamente útil para ter conhecimento de algumas informações como:

  • A rentabilidade do novo negócio;
  • Investimento necessário para começar;
  • Tempo que que o investimento leva para se pagar;
  • O público alvo da sua nova ideia.

Pesquisa de mercado

Durante essa etapa, deve se buscar entender o funcionamento do mercado em que se deseja atuar. Para isso, recomenda-se que sejam estudadas as principais tendências em sua área de atuação.

O ideal é que se compreendam quais produtos estão sendo e quais estão deixando de ser produzidos e, quando possível, devemos conhecer as dores e reclamações dos clientes das empresas que já atuam.

Com a análise de mercado, podemos também compreender a sua persona. Mas o que é a persona? É o termo que atualmente utilizamos para definir um público alvo, porém com uma profundidade muito maior, esclarecendo a realidade dos seus possíveis clientes.

Com a definição de uma persona, informações mais precisas se tornam disponíveis, permitindo um direcionamento maior e mais específico dos seus esforços para os seus consumidores.

Projeção do fluxo de caixa

Em seguida, com o conhecimento do mercado, é possível estimar os custos, investimentos, receitas e despesas do possível negócio. Para que isso seja feito de forma segura, é importante que haja projeções para cenários que podem ser tanto pessimistas, quanto otimistas, porém a que deve ser utilizada como base é a que considerar um cenário realista do fluxo de caixa.

Com a expansão da sua produção ou serviço, é normal que ocorra o aumento dos gastos e das despesas, portanto quando a projeção estiver sendo feita, é essencial que novos custos sejam considerados para que não haja nenhuma surpresa após o funcionamento da empresa.

Da mesma forma que com o crescimento da marca, as receitas e os investimentos também tendem a aumentar, e esse ponto pode ser utilizado ao seu favor.

Análise de indicadores

O acompanhamento de alguns indicadores importantes pode revelar a viabilidade financeira e econômica da nova produção ou serviço e talvez sejam o segredo para saber se um negócio terá sucesso ou fracasso, esses indicadores são os Key Performance Indicators (KPIs), ou Indicador Chave de Desempenho, em português.

O Payback é o termo utilizado para se referir ao tempo que um investimento leva para recuperar o capital, ou seja, se para abrir uma empresa foram investidos 10 mil reais, e o negócio lucra mil reais ao mês, o seu payback é de 10 meses.

Outra métrica utilizada é o VPL (Valor Presente Líquido), se baseia na premissa de que uma mesma quantia possui um poder de compra diferente do que essa mesma quantia no futuro, portanto o indicador é utilizado para medir o real valor de investimentos futuros.

Por que devo fazer uma análise de viabilidade?

Agora que entendemos um pouco mais sobre a análise de viabilidade, posso explicar os motivos que tornam essa ferramenta atrativa.

Peço que você imagine um cenário: você lançou um produto novo no mercado, mas não existe demanda alguma e, consequentemente, o negócio se torna um imenso prejuízo. A Análise de Viabilidade identifica esse problema antes mesmo do investimento de capital e esforço, evitando tal fracasso.

Sabemos que entrar no mercado é uma tarefa complicada, ainda mais quando se trata de um produto ou serviço novo, mas o estudo da viabilidade econômica e financeira traz dados de grande importância para que o ingresso no mercado seja realizado com sucesso.

Essa tarefa torna a tomada de decisões muito mais precisa e previsível, pois faz com que o processo seja feito embasado em dados e números.

Viabilidade na indústria alimentícia

Para esse nicho de mercado existem algumas especificações que devem ser levadas em consideração quando o estudo for realizado. Alguns dos pontos que merecem atenção são:

Viabilidade Técnica

Para lançar um produto novo, devemos primeiro saber se a produção de tal é possível e se o maquinário necessário está disponível e, para o caso contrário, o orçamento de todos os equipamentos a serem utilizados deve ser levado em conta durante as projeções.

Logística

Quando nos referimos ao mercado alimentício, geralmente falamos de produtos, portanto, devemos nos atentar que haverá custos extras relacionados ao transporte e armazenamento da mercadoria. É importante que esses também sejam considerados quando as estimativas dos custos forem feitas.

Adequação à legislação

O mercado alimentício é repleto de normas e regras, que devem ser seguidas para garantir a qualidade e a segurança da sua produção. No Brasil, o principal órgão responsável pela função de fiscalização é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Essa adequação também se tornará um custo, pois algumas mudanças serão feitas para que a empresa esteja de acordo com a legislação. E por isso, se torna necessária uma maior atenção ao incluir esses possíveis gastos no valor do seu investimento. Um exemplo de investimento necessário para ingressar no mercado alimentício é a elaboração de tabelas nutricionais ou então de um manual de boas práticas de fabricação! Você conhece a importância desses itens? Nos dois posts você entende melhor cada detalhe!


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