Quer fazer a sua empresa crescer no segundo semestre de 2022, mas não sabe por onde começar? Conheça 7 ações que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Inovação é o caminho para o sucesso em 2022.
Imagem sugerida (sem direitos autorais): Freepik
Título da imagem (SEO): Crescer em 2022
2022 já iniciou com várias expectativas para o mundo dos negócios. Com a retomada da economia, há perspectivas de crescimento para vários setores de mercado. De acordo com a SPE/ME (Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia), a previsão para esse ano foi de um aumento de 2,4% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
Mas, quais são os setores de mercado que devem impulsionar esse crescimento? Segundo especialistas, essa retomada econômica será sustentada principalmente pelo setor de serviços como telemedicina e delivery, seguido pelo mercado de alimentos e exportação de produtos. As previsões também são otimistas para o setor de estética e mercado pet.
Sem dúvida alguma 2022 veio com muitos desafios, mas também de grandes oportunidades. Contudo, para a sua empresa crescer no segundo semestre, você precisará colocar em prática algumas ações conforme as que você vai conferir a seguir.
Estabeleça metas para os próximos meses
Colocar as suas metas de crescimento em um papel torna mais fácil transformá-las em realidade. Por isso, faça uma lista com as prioridades da sua empresa, como vender mais, aumentar o número de clientes, fazer uma reforma ou qualquer outro objetivo de curto prazo que deseje alcançar.
Trace as estratégias para alcançar as metas
Definidos e compreendidos os objetivos que, quando alcançados, farão a sua empresa crescer no segundo semestre, é hora de traçar um plano de ação para chegar até eles.
Se o seu objetivo é conseguir mais clientes, por exemplo, você pode definir como caminho o investimento no marketing digital. Todavia, também pode investir em um atendimento de excelência, na realização de promoções entre várias outras estratégias.
Estabeleça prazos
Tudo bem que o objetivo é crescer em 2022, mas é preciso estabelecer prazos para que isso aconteça. Você pode dedicar esforços nas estratégias até o meio do ano, por exemplo, e a partir daí monitorar os resultados. Assim, caso não tenham sido positivos, terá tempo hábil para reavaliar as ações, corrigir os erros e tomar novas decisões.
Inovação é a palavra-chave para crescer em 2022
Se já não é mais possível se destacar no mercado oferecendo mais do mesmo aos consumidores, quem dirá em 2022, que ja vem se mostrando um ano desafiador?
Apesar de apresentar esperanças para os empreendedores, o próximo semestre ainda sofrerá com os impactos negativos dos acontecimentos de 2020 e 2021, como a pandemia da COVID-19 e as turbulências políticas que assolaram o país nesse período. Então, como fazer a sua empresa crescer no segundo semestre de 2022? Sem dúvida alguma, apostar em inovação é o melhor caminho para prosperar em meio à crise.
Se você tem um negócio de alimentos, por exemplo, pode experimentar colocar em prática as seguintes estratégias:
- Segmentação de mercado: desenvolver um novo produto que atenda perfis específicos de consumidores, como produtos sem glúten, sem lactose, sem açúcar, veganos etc.;
- Aumento do tempo de prateleira: ao aumentar a validade dos seus produtos com metodologias eficientes você diminui desperdícios, torna sua marca e produto mais credível e facilita a expansão do seu mercado consumidor;
- Embalagens inteligentes: investir em embalagens com tecnologias que permitem acompanhar as condições de consumo do produto também é uma forma de se diferenciar da concorrência.
Todavia, se o seu negócio é focado em beleza e bem-estar, vale frisar que 2022 está sendo ano marcado por uma rotina de autocuidado mais natural. Sendo assim, algumas ações podem ajudar a sua empresa crescer no segundo semestre:
- Invista na formulação de cosméticos naturais, que cuidam da pele sem agredir a saúde e o meio ambiente;
- Crie produtos inclusivos, que atendam consumidores de todas as classes sociais, raças e gêneros;
- Ofereça tratamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cliente ou grupo específico.
Essas são apenas algumas sugestões para inspirar você começar com o pé direito o segundo semestre de 2022. O importante é acompanhar as tendências do mercado e adequar os seus produtos a ela.
Organize as suas finanças
De nada adianta traçar planos para o segundo semestre se a sua empresa não possui uma gestão financeira eficiente. Afinal, para conseguir conquistar seus objetivos organizacionais e crescer em 2022, é preciso converter dinheiro em investimentos, bens e serviços.
Nesse sentido, as dicas abaixo vão ajudá-lo a manter a saúde financeira do seu negócio e deixá-lo preparado para as oportunidades:
- Faça uma projeção do fluxo de caixa para o semestre, considerando as contas a pagar e receber;
- Controle a movimentação financeira da sua empresa com o auxílio de softwares de gestão empresarial para otimizar tarefas, reduzir erros, desvios entre outros fatores;
- Avalie o índice de inadimplência dos clientes e trace ações para reverter o problema;
- Faça uma reserva de caixa para casos de imprevistos.
Uma boa pesquisa de mercado também pode te ajudar a crescer no segundo semestre de 2022
Ao contrário do que se imagina, o estudo de mercado não serve apenas para abrir um negócio. De fato, ele possibilita que você conheça o seu público-alvo, seus concorrentes, possíveis fornecedores, entre outros detalhes importantes. Todavia, também te ajuda a acompanhar as tendências do mercado, a conhecer as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas e as suas novas preferências.
Para se ter uma ideia, os hábitos dos consumidores mudaram consideravelmente após a pandemia. Hoje em dia, há uma busca maior por alimentação natural, por produtos de higiene e beleza que respeitem o meio ambiente e o bem-estar animal em todas etapas produtivas e muitas outras escolhas.
Diante desse contexto, fica fácil perceber que somente as empresas que concentrem esforços para atender a essas demandas conseguirão crescer em 2022. Estar atento a novos comportamentos que façam sentido para o seu negócio é uma excelente maneira de obter bons resultados no mercado em que atua.
Conte com a EJEQ para crescer no segundo semestre de 2022
Seja a sua empresa do ramo alimentício, de cosméticos ou industrial, a EJEQ possui a solução ideal para impulsionar o seu negócio.
De acordo com as suas ideias e necessidades, nossos especialistas desenvolvem novos produtos, promovem melhorias nos já existentes, e vários outros serviços. Descubra o próximo passo para fazer a sua empresa crescer no segundo semestre de 2022! Entre em contato conosco e melhore as suas vendas.