fbpx

Análises laboratoriais em alimentos

JUNTE-SE A MAIS DE 5 MIL EMPREENDEDORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Abrir uma empresa no ramo alimentício é uma ótima ideia, já que há uma ampla variedade de produtos que o negócio pode produzir e o mercado é bastante lucrativo no Brasil. Porém, os alimentos precisam passar por análises laboratoriais antes de serem vendidos.

Então, se você está pensando em investir nessa área, tem que conhecer as análises mais importantes. Dessa forma, você entenderá melhor como funciona esse ramo e saberá o que precisa fazer para garantir que seus alimentos estão prontos para serem consumidos pelos clientes.

Pensando nisso, explicamos neste post a importância das análises laboratoriais em alimentos e listamos alguns dos principais testes que devem ser realizados. Confira!

 

Importância das análises laboratoriais em alimentos

Fazer análises laboratoriais em alimentos é fundamental, porque assim é possível garantir que seus produtos estão de acordo com o que é exigido em normas e legislações de órgãos fiscalizadores.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, define padrões microbiológicos para alimentos em sua Resolução da Diretoria Colegiada nº 331 (RDC 331/2019). Há ainda normas específicas definidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), como para a qualidade de queijos, manteigas, cremes de leite, entre outros.

Além de se certificar de que seus produtos estão em concordância com as normas dos órgãos, realizar os testes é essencial para você confirmar que seus alimentos são seguros para o consumo humano.

Uma das finalidades mais importantes dos teste é determinar a presença de microrganismos indesejados em alimentos, porque fungos e bactérias podem se desenvolver nos produtos. Ainda, os alimentos podem ser contaminados com elementos prejudiciais à saúde ou até conter matérias estranhas que foram adicionadas por engano, como vidros e insetos.

As análises também lhe ajudam a garantir que as mercadorias têm qualidade, são saborosas e a definir um prazo de validade adequado para elas. E, ter um shelf life correto é imprescindível, pois assim você consegue ter certeza de que seus produtos não serão prejudiciais para os consumidores.

Consequentemente, os testes laboratoriais lhe auxiliam a ganhar a confiança dos clientes. Afinal, seus alimentos serão gostosos, seguros e não fornecerão experiências ruins para as pessoas.

Realizar as análises ainda é interessante, porque permite que você verifique o desempenho de cada ingrediente e técnica utilizada. Com essas informações, você é capaz de desenvolver alimentos cada vez melhores e até novos produtos.

 

Tipos de análises laboratoriais

Atualmente, existem diversos testes que precisam ser feitos em alimentos. Há aqueles que devem ser realizados em praticamente todo produto alimentício, por exemplo, e os específicos para determinados tipos de mercadorias desse ramo.

Aqui, listamos 6 análises bem relevantes que devem ser feitas em diversos produtos do setor alimentício. Verifique agora qual a função de cada um desses testes:

1. Microbiológica

A análise microbiológica é importante por diversas razões. Primeiro, porque ela permite que você observe se seus alimentos estão nos padrões microbiológicos estipulados pela Anvisa.

Caso não estejam, você pode melhorá-los para que eles se encaixem nos padrões e só depois colocá-los a venda. Dessa forma, ela lhe ajuda a melhorar a qualidade de seus produtos.

Em segundo lugar, esse teste também possibilita que você descubra se há microrganismos nos alimentos, quais são eles e até em que quantidade estão presentes nos exemplares. Essas informações são essenciais para que sua empresa consiga controlá-los ou eliminá-los e, assim, oferecer produtos mais seguros para os consumidores.

Alguns exemplos de microrganismos que a análise microbiológica pode identificar são a Salmonella spp e a Clostridium perfringens (que costumam causar diarreia e cólica abdominal).

Esse teste pode ser realizado durante toda a fabricação do alimento, pois assim sua empresa se previne contra contaminações e compreende como está a higiene em cada etapa do processo. A análise microbiológica ainda é fundamental para a definição dos prazos de validade de seus produtos.

2. De pH

O pH é um item conhecido e bastante falado quando o assunto é água ou elementos do corpo humano, como a saliva. Porém, ele é muito relevante também para os alimentos, pois determina o grau dos produtos.

Este índice ajuda sua empresa a definir se as mercadorias são seguras e de qualidade, porque variações no pH podem causar mudanças no sabor e até no shelf life dos produtos.

Além disso, o pH tem que ser ácido para garantir que os alimentos sejam bem digeridos e seus nutrientes sejam absorvidos pelos consumidores. Esse tipo de pH também pode ajudar a aumentar o prazo de validade, porque ele interfere no desenvolvimento de fungos, bolores e bactérias e melhora a conservação dos produtos.

Apesar de geralmente ter que ser ácido, o nível de pH ideal muda de acordo com o tipo de alimento que está sendo analisado. Uma banana, por exemplo, não tem o mesmo pH ideal que uma manteiga.

Por isso, antes de fazer o teste de pH em seus produtos, você precisa verificar quais são os valores adequados para cada um deles.

3. BRIX

Você já ouviu falar em Brix? Essa é uma escala numérica, simbolizada por ºBx, que mede a quantidade de sólidos solúveis em frutas, sucos de frutas, vinhos, cana-de-açúcar e outros produtos da indústria de açúcar. Esses sólidos solúveis nada mais são do que os açúcares e a sacarose das mercadorias.

Por isso, o grau Brix é conhecido por algumas pessoas como o nível de doçura desses alimentos ou bebidas. Geralmente, quanto maior o grau Brix obtido na análise, maior é a qualidade e a doçura do produto. Mas, assim como no pH, cada mercadoria tem um nível diferente de Brix adequado.

A medição do grau Brix costuma ser feita por aparelhos específicos como, o refratômetro ou o densímetro de brix. E a escala de Brix funciona da seguinte forma: 1g açúcar em 100g de solução é igual a 1 grau Brix (1ºBx) ou 1% de açúcar.

4. De atividade da água

Existe mais de um tipo de água presente nos alimentos, como a ligada e a livre. A primeira é quimicamente ligada a outras substâncias do produto e, por isso, tem esse nome. Já a segunda está entre os poros e espaços intergranulares dos alimentos, agindo em reações enzimáticas e microrganismos.

A atividade da água (Aw) se refere a essa água livre, que acaba colaborando com o crescimento de microrganismos, como bolores e bactérias. Portanto, essa atividade tem que ser controlada para que sua empresa garanta que a conservação dos alimentos seja maior e, consequentemente, seus prazos de validade também.

É por essa razão que fazer a análise de atividade da água é tão importante. O resultado desse teste é o índice de atividade da água, representado pelo símbolo Aw. Ele é descoberto por meio da divisão da pressão de vapor da água do alimento pela pressão de vapor da água pura à mesma temperatura.

Após fazer o teste, caso o nível obtido não seja satisfatório, é possível diminuir a quantidade da atividade da água de várias formas. É possível, por exemplo, fazer uma desidratação parcial, adicionar açúcar à mercadoria ou realizar um congelamento.

5. Centesimal

A análise centesimal é uma atividade capaz de verificar a quantidade de diversos componentes de um alimento. Ela analisa a água, as proteínas, fibras, os carboidratos e minerais para fazer uma tabela nutricional adequada de cada mercadoria.

Dessa forma, os consumidores sabem exatamente o que estão comprando e ficam satisfeitos com a transparência da empresa. Ter uma tabela exata dos componentes dos produtos também é importante para que você descubra o que pode ser melhorado neles.

Se um alimento estiver com poucos nutrientes, por exemplo, você pode descobrir com a ajuda da análise centesimal e começar a planejar novas fórmulas para aprimorar o valor nutricional do exemplar.

Como esse teste verifica a água do alimento e seus nutrientes, ele ainda auxilia na análise do shelf life dos produtos. Isso acontece, porque os nutrientes e água podem interferir na conservação dos alimentos.

Sendo assim, ao saber exatamente em que quantidade cada elemento está presente na mercadoria, é mais fácil entender o que está prejudicando ou aprimorando sua validade.

6. Físico-química

Mais uma análise necessária em alimentos industrializados, de origem vegetal ou animal é a físico-química. Ela confere diversos itens nos alimentos, como os níveis de fibras, carboidratos, valor nutricional, adulterantes, textura, viscosidade e a presença de elementos nocivos à saúde.

Dependendo do tipo de produto, ainda é necessário realizar análises físico-químicas específicas, como o teste de presença de agrotóxicos.

A análise físico-química é fundamental, pois auxilia na criação da tabela nutricional, mostra que um produto é seguro e de qualidade. Sendo assim, ela garante que a mercadoria não será prejudicial aos consumidores e terá mais chances de ser bem-sucedida.

Esse tipo de teste ainda é importante, pois ajuda sua empresa a verificar e atestar que seus produtos estão nos padrões estipulados pelos órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e o MAPA.

Sem as análises laboratoriais, dificilmente seria possível criar um produto alimentício seguro e de alta qualidade para os consumidores. Por isso, elas são tão relevantes para o setor.

Além de realizá-las, lembre-se de que elas sempre têm que ser feitas por laboratórios especializados na área, profissionais capacitados e com os equipamentos adequados. Dessa maneira, é possível garantir que os testes fornecerão resultados corretos.


E, agora que você conhece algumas das principais análises laboratoriais que devem ser feitas em seus alimentos e a importância de cada uma delas, confira também como inovar no mercado alimentício!

5 1 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Avisar que
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Recentes

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

Quer tornar sua empresa uma

Conte-nos como
podemos te ajudar!

*sem compromisso!

0
Conte o que achou do conteúdo!x
()
x
imagem-copos-de-bebidas-de-coquetel

Novidades Exclusivas

Inscreva-se e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!