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Como tornar meus produtos mais competitivos?

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A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país e seu faturamento em 2020 correspondeu a 10,6% do PIB total brasileiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Ou seja, esse setor é muito amplo e possui um grande público. Porém, a concorrência na área também é elevada.

Por isso, as empresas do ramo de alimentos precisam ser competitivas para obterem bons resultados. Então, se você atua ou deseja trabalhar nessa área, deve estar sempre de olho nas tendências e se atualizar para tornar seus produtos mais competitivos.

Caso você ainda não saiba como fazer isso, continue lendo nosso post para conferir 5 dicas sobre como aprimorar suas mercadorias para torná-las mais competitivas!

 

1. Ofereça produtos com prazo de validade extenso

Ter alimentos com prazos de validade extensos é um fator que pode ajudar muito a tornar seus produtos mais competitivos. Isso porque eles duram mais nas prateleiras dos pontos de vendas e nas casas dos consumidores.

Assim, eles podem ficar mais tempo nos mercados e os clientes têm um período maior para consumirem essas mercadorias. O que é algo extremamente valioso, pois dessa forma seus produtos não vão estragar e os clientes ficarão mais satisfeitos com sua empresa. 

Por isso, é fundamental investir no aumento dos prazos de validade de seus alimentos. Existem diversas ações que sua empresa pode realizar para melhorar o tempo de prateleira deles. Entre elas, uma opção é adicionar conservantes e usar boas embalagens. Você deve analisar cada uma delas e selecionar aquelas que se adequam melhor às suas mercadorias.

Mas, lembre-se sempre de que o prazo de validade não expira somente quando o alimento estraga. Ele já está fora da validade quando perde seu sabor, cheiro ou textura original. Então, é preciso tomar cuidado para não colocar uma data errada na embalagem.

 

2. Capriche na embalagem das mercadorias

Você deve se dedicar bastante à criação da embalagem de seus produtos alimentícios, por dois motivos principais. O primeiro é que ela pode auxiliar no aumento do tempo de prateleira das mercadorias.

Já o segundo é que ela é essencial para atrair os consumidores, a tomada de decisão é muito influenciada pela embalagem do produto. O visual da embalagem é tão importante nessa decisão, que com certeza ela já influenciou uma compra sua, não?

Assim como um embrulho bonito e caprichado consegue atrair e convencer os consumidores a comprarem um produto, um exemplar desleixado pode causar uma má impressão nos clientes. Portanto, você realmente deve investir na criação de um bom modelo.

Para criar um visual bonito e eficiente, não se esqueça de estudar bem quem é o seu público. Dessa maneira, você e um profissional da área de design vão conseguir criar juntos o visual perfeito para atrair seus clientes nos pontos de venda.

 

3. Faça uma excelente tabela nutricional

A tabela nutricional é um item que informa aos consumidores as propriedades do alimento que ele está prestes a adquirir. Por isso, ela é obrigatória em muitos rótulos, fora pouquíssimas exceções. 

Utilizá-la em seu produto o torna mais competitivo, porque você oferece transparência para os consumidores. Dessa maneira, eles confiam mais em sua marca. 

Além disso, existem tópicos que são obrigatórios na tabela nutricional, como carboidratos, proteínas e sódio. Mas, além dos itens exigidos, você pode adicionar outros elementos em sua tabela para deixá-la mais completa, por exemplo incluir as vitaminas presentes.

O capricho em tabelas nutricionais pode fazer com que o cliente sinta ainda mais confiança em sua empresa. Para saber mais sobre as regras de rotulagem, confira a Resolução RDC nº 360/03 e a 429.

Lembre-se também de informar de maneira clara os ingredientes de seus produtos para que os consumidores que têm alguma alergia ou restrição alimentar possam saber se os alimentos são adequados para eles ou não.

 

4. Tenha opções de alimentos saudáveis

Ficar de olho nas tendências e utilizá-las é outra ação que torna seus produtos mais competitivos. Uma vez que faz com que sua empresa seja capaz de oferecer mercadorias que os clientes estão buscando no momento.

Uma das tendências que veio para ficar no ramo alimentício são os alimentos saudáveis. Cada vez mais, os consumidores buscam comidas mais saudáveis, pois eles estão mais preocupados com a saúde e o bem-estar no dia a dia. Então, uma boa ideia é disponibilizar opções de produtos saudáveis para seus clientes.

Você pode, por exemplo, diminuir o sódio, açúcar e outros ingredientes que fazem mal à saúde quando consumidos em excesso de suas mercadorias. É possível também disponibilizar alimentos assados em vez de fritos.

É possível oferecer duas versões diferentes, como a tradicional e a “fit” para agradar públicos distintos. Ou, você pode ficar somente com a versão mais saudável, dependendo do nicho que deseja atingir.

 

5. Considere as restrições alimentares dos consumidores

Para que seus produtos sejam mais competitivos, também é interessante pensar nas restrições alimentares dos consumidores. Atualmente, muitas pessoas descobrem que são intolerantes à lactose, ou ao glúten ou ainda estão se tornando vegetarianas e veganas.

Logo, é interessante oferecer produtos que atendam a demanda desses consumidores, mostrando que você realmente se importa com eles.

Assim como no caso dos alimentos saudáveis, você pode oferecer versões diferentes de um mesmo alimento ou somente as opções sem esses ingredientes, dependendo de seu público.

Tornar seus produtos mais competitivos é fundamental para se destacar no mercado e conquistar os consumidores. Por isso, analise as dicas que demos aqui e veja qual é a maneira mais adequada de colocá-las em prática em sua empresa. Dessa forma, as mudanças vão ser planejadas e poderão trazer ótimos resultados!


Agora que você já sabe como tornar seus produtos mais competitivos, que tal descobrir mais sobre as tendências do mercado alimentício

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